Hoje em dia a tecnologia está presente no dia a dia de grande parte dos estudantes. Infelizmente as escolas públicas nem sempre conseguem acompanhar os avanços. Desta forma, as crianças muitas vezes acabam tendo contato com tecnologia fora do ambiente escolar.

Confira exemplos de como inserir a tecnologia na escola

Mesmo nas instituições que contam com salas de informática e equipamentos de tecnologia acabam sofrendo, muitas vezes, com a falta de preparo dos profissionais de ensino, bem como a falta de uma política de ensino que defina o que será ensinado para os alunos utilizando ferramentas como tecnologia.

Confira alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com os estudantes e que vão ajudar na hora de inserir a tecnologia entre os mais jovens:

Produção de e-book

Um projeto realizado com bastante sucesso pelo Colégio Internacional Emece foi um trabalho de leitura e produção de textos no qual os alunos foram convidados a criar e-books ilustrados. A criação ficava sob a responsabilidade dos alunos da 7º série, e tinham como principais alvos os alunos menores, do 2ª ano. Toda a criação foi feita se utilizando das plataformas tecnológicas existentes.

Blogs

Confira exemplos de como inserir a tecnologia na escola

Uma outra experiência realizada com alunos do 3º e dos 4º anos do ensino fundamental foi a criação de um blog para compartilhar conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com isso, eles pesquisaram conteúdos de diversas disciplinas e fizeram uma série de experiências práticas nos laboratórios. O que era feito em sala de aula acaba se tornando conteúdo para o blog.

Partituras virtuais

Esse foi um projeto desenvolvido pelos professores de Educação Musical e Linguagem de Programação. A ideia era trabalhar o pensamento lógico envolvendo a tecnologia, através de atividades de programação, e a música, com a criação de partituras.

Fonte: Revista Nova Escola