Recentemente o professor e epidemiologista brasileiro Cesar Victora foi um dos sete pesquisadores que receberam o Prêmio Internacional Canadá Gairdner 2017, este que foi o principal prêmio científico canadense. Esta foi uma divulgação realizada que reconhece algumas das descobertas médicas mais importantes no entorno do mundo.

Victora é professor da Universidade Federal de Pelotas e foi anunciado como o grande vencedor da categoria de Saúde Global, o que reconhece todas as contribuições para a saúde que são realizadas em países que estão em desenvolvimento.

Conforme a fundação que realiza a premiação, o professor foi homenageado por contribuições excepcionais para a saúde e a nutrição materna e infantil nos países de renda baixa ou renda média.

Dentre os demais vencedores estão dois pesquisadores canadenses, além de dois dos Estados Unidos e um da Itália e um do Japão.

Sobre as contribuições de abrangência mundial

Conforme a Ufpel, Victora teria contribuído para o conhecimento científico nesta área há mais de trinta anos, estudando óbitos infantis que ocorreram em dez cidades do Rio Grande do Sul. A instituição afirma que a Organização Mundial da Saúde a OMS e do Unicef para que as mães alimentassem os seus bebês de forma exclusiva com leite materno até os seis meses de vida, o que surgiu a partir deste estudo.

Outro estudo incluiu o monitoramento de 11 mil crianças entre o seu nascimento e a idade adulta, analisando desta forma o impacto de nutrição precoce e a importância de priorizar as intervenções nutricionais dos primeiros mil dias de vida. Foi estudado também a relação entre a amamentação prolongada na infância e o quoeficiente de inteligência, a escolaridade e a renda dos adultos, e a mobilização de governos e agências internacionais e de pesquisa para monitoração de saúde e crianças em 81 países em desenvolvimento seguindo os objetivos da ONU.