O Ministério da Educação afirmou que todas as escolas públicas do Brasil, independentemente se forem escolas municipais, estaduais ou federais, terão internet rápida até o ano de 2024. O MEC afirmou também que 22,4 mil escolas já receberiam o acesso até o final do ano que vem. Este é um projeto da Política de Inovação Educação Conectada, uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

MEC promete internet rápida em todas as escolas em 7 anos

Os detalhes do programa foram divulgados na última quinta-feira pelo presidente Michel Temer e o ministro da Educação, Mendonça Filho. Juntamente com a internet, o governo quer implementar um programa de formação de professores com foco em práticas pedagógicas mediadas por tecnologia e no uso de conteúdos digitais em sala de aula.

O investimento que será feito pelo governo na primeira fase do projeto será de R$ 271 milhões até o fim de 2018. Do total, R$ 255 milhões serão destinados à conexão nas escolas, incluindo ampliação da rede terrestre de banda larga e conectividade sem fio (wi-fi), compra de equipamentos e aquisição de um satélite que levará internet de pelo menos 10 MB às escolas rurais – com inviabilidade de se conectar via rede terrestre.

MEC promete internet rápida em todas as escolas em 7 anos

O MEC considera essa uma atualização do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), lançado em 1997, mas que acabou focando apenas na aquisição dos computadores, sem pensar nas outras dimensões tecnológicas. O governo afirma também que o projeto, para que ele possa de fato funcionar, vai precisar do apoio de outros Ministérios, como o da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A falta de conexão com internet rápida tem sido considerado como um dos principais obstáculos para que as escolas públicas consigam trabalhar questões de tecnologia dentro de aula.