O professor possui um grande e fundamental papel de conscientizador e incentivador acerca do meio ambiente e de todos que o habitam, assim como suas formas de preservação e exploração da natureza.

Ensinar sobre o ambiente em que vivemos e sua preservação é muito importante para a conscientização das crianças ainda no início da educação infantil.

A escola possui o papel fundamental e esclarecedor sobre o tema principalmente em comunidades mais carentes em que o tema é pouco abordado.

Nosso objetivo é de ajudar o professor com novas ideias e métodos desenvolvendo de forma mais dinâmica sobre o tema proposto com atividades criativas e incentivadoras.

1ª etapa – Abordar sobre o conteúdo a ser ensinado.

O conteúdo programático precisa se adequar a realidade do aluno.  A linguagem deve ser clara e objetiva. Nada muito extenso ou complexo. O conteúdo deve ser analisado dependendo da série do aluno.

Ambiente

O ambiente é tudo aquilo que cerca ou envolve os seres vivos e não vivos.   Existe vida em muitos ambientes diferentes. Em cada um deles há plantas, animais, e seres humanos.

Todos os seres vivos para sobreviver no ambiente precisam da luz do sol, da água, do ar.  Precisamos da luz do sol para nos aquecer, da água para bebermos e do ar para respirarmos.

Qual a diferença entre ser vivo e não vivo?

Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem entre si e morrem. As pessoas, os animais e as plantas são seres vivos.  Vivemos espalhados em todo o planeta em diversos ambientes; na mata, no gelo, nas montanhas, na floresta e em muitos outros lugares.

Os seres não vivos não nascem, não crescem, não se reproduzem e não morrem. São elementos existentes no ambiente como o solo, a água (rios, lagos, mares e oceanos), o ar e etc.

Explicado o conteúdo, o professor segue com as atividades propostas.

2ª etapa – Apresentação de slide

Aula sobre Meio Ambiente

O professor apresenta por meio de slide os diversos ambientes e situações que vivem os seres vivos e não vivos. Conforme o professor mostra as imagens reforça as noções do tema abordado.

Objetivo: após a abordagem do tema, o professor mostra as imagens reforçando o conteúdo programático verificando se os alunos entenderam os conceitos que foram passados.

3ª etapa – Conversa em roda sobre o tema

O professor conversa com os alunos sobre o tema fazendo perguntas de acordo a realidade e experiência de cada um.

Sugestões de perguntas:

• O que entenderam sobre o ambiente?
  • Quem aqui gosta de viver no ambiente em eu vive?
  • Qual a diferença dos ambientes?
  • Quem são os seres vivos?
  • Quem são os seres não vivos?
  • Por que são importantes as diferenças dos ambientes?
  • Como vivem os ursos polares?

Objetivo: o objetivo de conversar é analisar a fixação do conteúdo dado e despertar do interesse dos alunos no ambiente em que vivemos. Além da interação entre os alunos e a troca de experiências.

Retomaremos mais sobre esse tema em outros artigos. Aguardem!