As medidas de isolamento que foram tomadas pelos governos estaduais e municipais acabaram por decidir pela paralisação das instituições de ensino no país inteiro. Com isso, alunos e professores tiveram que se adaptar para uma rotina completamente nova e diferente.

3 cursos gratuitos para professores estudarem em casa

Muitas instituições estão conseguindo manter as atividades educacionais de alguma forma, geralmente se utilizando de atividades propostas através de plataformas de Ensino à Distância. Mas muitos professores também estão aproveitando este tempo para pensar nas atividades e no planejamento das suas turmas.

Diversas empresas estão tomando iniciativas que visam apoiar as pessoas que estão ficando em casa. A Nova Escola, por exemplo, está disponibilizando alguns cursos interessantes, com programas focados na formação de educadores.

Confira alguns destes cursos:

Como criar e usar vídeos na Educação

Um dos pilares da educação a distância feita atualmente é o contato entre professores e alunos que podem ser ampliados utilizando a tecnologia disponível. Os vídeos acabam se tornando ferramentas fundamentais para a criação de um bom programa EaD. Com isso, os professores precisam aprender um pouco mais sobre o vídeo, que não deixa de ser uma linguagem diferente daquela utilizada nas aulas ao vivo. Este curso ensina como gravar vídeos, fazer roteiros e criar um canal que engaje os estudantes. Acesse aqui.

Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular

3 cursos gratuitos para professores estudarem em casa

Um curso focado nos educadores que trabalham com educação infantil. A ideia do programa é ajudar os professores a pensar em atividades que permitam ampliar o repertório de canções e brincadeiras da tradição oral brasileira. O curso oferece desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música, que acabam contribuindo para o desenvolvimento integral dos pequenos. O curso oferece ferramentas muito interessantes que poderão ser colocadas em práticas no retorno das aulas presenciais. Acesse aqui.

Rotina das crianças: momentos de higiene e alimentação

Com a pandemia do novo coronavírus, ampliar o trabalho de conscientização das crianças, para que elas entendam a importância dos cuidados com sua higiene, acabou se tornando ainda mais importante. O curso aborda o tema, oferecendo diferentes formas de trabalhar o assunto dentro da sala de aula. Acesse aqui.