O final do ano costuma ser o momento no qual os alunos acabam sendo colocados em teste em relação a todo o conhecimento que adquiriu ao longo daquele ciclo escolar. Neste momento, o estudante pode acabar recebendo uma das notícias mais temidas por quem ainda está vivendo esta fase de aprendizado: terá que repetir o ano por não ter alcançado o aproveitamento exigido.

4 estratégias para escolas e professores evitarem a repetência

A repetência é algo que acontece de forma rotineira nas instituições de ensino, se tonando uma prática padrão e considerada necessária. Mas também é considerada como uma experiência muito traumatizante na vida do aluno, e por isso mesmo sempre é motivo de muita discussão no ambiente escolar.

Diversas pesquisas que já foram feitas nesta área revelam que números relacionados a desistência e evasão escolar estão relacionados com a repetência de ano. Por outro lado, as instituições de ensino não encontram uma outra forma de garantir que o estudante avance sem que realmente coloque a prova o seu conhecimento.

Confira algumas estratégias para professores e instituições de ensino evitarem a repetência:

Aulas de reforço

Este tipo de aula extra deve ser oferecido com frequência para todos os estudantes, especialmente aqueles que vão enfrentando dificuldades ao longo do ano. Essas aulas devem estar sempre disponíveis, dessa forma os alunos sabem que se trata de um recurso que eles realmente poderão contar ao longo do ciclo escolar.

Mantenha os pais próximos

4 estratégias para escolas e professores evitarem a repetência

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é considerada muito importante, portanto deve sempre ser incentivada pela escola. Os pais devem ser informados ao longo do ano se o aluno está indo bem ou mal, com um sistema de recompensa e punição que envolva diretamente os responsáveis.

Oportunidades para melhorar a média

Os professores e as escolas devem pensar em ferramentas, ao longo do ano, que permita que os estudantes que possuem dificuldades com determinadas formas de avaliação acabem conseguindo aumentar a sua média, como provas de recuperação, trabalhos, etc.

Controle a presença

A presença está diretamente relacionada com a absorção do conteúdo. Por isso, as instituições de ensino devem manter uma vigilância firme em relação a presença dos alunos, sempre informando aos pais quando o estudante não está dentro da sala de aula.