Enquanto os alunos ainda estão pensando em retornar para as aulas, na maioria dos casos uma grande equipe está trabalhando bastante para garantir que os estudantes consigam retomar suas atividades escolares. E isso envolve uma série de atividades, especialmente relacionadas a recepção e ao acolhimento da equipe escolar.

Acolhimento: Saiba como oferecer uma boa recepção para a equipe escolar

Confira algumas dicas para que este retorno seja realizado da melhor forma possível:

Organize os ambientes

É importante que todos os ambientes estejam preparados para que a equipe possa retomar seu trabalho nas melhores condições possíveis. Organize o setor de limpeza para que seja feita uma boa faxina nos espaços que serão utilizados. Além disso, também é importante que os materiais já estejam organizados para que possam ser acessados pelos profissionais da educação.

Fique de olho na secretaria

Este é considerado como um dos setores mais importantes de qualquer instituição de ensino, e deve estar em dia com todos os seus documentos. É fundamental que todos os documentos estejam em dia, e que todos os sistemas estejam funcionando de forma adequada, já que o começo do ano escolar costuma demandar mais atividades deste pessoal.

Aposte na recepção calorosa

Acolhimento: Saiba como oferecer uma boa recepção para a equipe escolar

Todo mundo gosta de ser recebido com mensagens e atitudes de afeto e carinho, e isso costuma ajudar muito inclusive a fazer com que a equipe se sinta mais integrada. Espalhar mensagens de boas-vindas, entregar cartões e alguns mimos no primeiro dia são apenas alguns exemplos de ações simples mas que podem acabar fazendo toda a diferença.

Quebre o gelo

Este também pode ser um momento bastante tenso para algumas pessoas, especialmente aqueles que estão começando a trabalhar no local. Por isso, é muito importante criar um ambiente onde todos os que estão chegando se sintam a vontade, tanto os novos quanto os que estão por ali a mais tempo. Dinâmicas de grupos ou atividades coletivas costumam sempre ser uma boa pedida para estes momentos.

Fale sobre a importância de cada

É fundamental que cada indivíduo que está ali se sinta pertencente ao todo. Por isso, eles devem ter plena consciência da sua importância diante de todo o trabalho que acontece dentro da instituição de ensino. E isso pode ser feito durante as primeiras reuniões e dinâmicas de grupos que são realizadas dentro da instituição de ensino.