Manter os alunos interessados em tudo o que você diz não é uma tarefa fácil, principalmente no final do ano, onde as férias se aproximam cada vez mais. Felizmente existem algumas ideias práticas e simples que podem ajudar você e fazer toda a diferença para manter a atenção dos alunos.

Veja algumas dicas simples que podem ser utilizadas como um ponto de partida para manter seus estudantes bastante atentos em sua aula.

Faça-os repetir as suas informações

Sempre que perceber um estudante destraído, é interessante pedir para ele que repita o que você acabou de falar. Esta prática poderá o colocar em destaque, mas com certeza ele irá ficar mais atento nas próximas explicações.

Procure se aproximar sempre

É interessante que você vá até o lugar onde os seus alunos estiverem sentados. A medida que possível procure dar uma atenção personalizada para cada pessoa.

Aponte para todos

Comece mostrando para os estudantes o que incomoda e por que a falta de atenção poderá atrapalhar tanto em seu desempenho dos próprios.

Incentive debates

Procure fazer com que seus estudantes discutam entre si os temas que são apresentados em aula.

Invista na apresentação dos conteúdos diferentes

É fundamental que você vá além dos livros textos e as apresentações de Power Point. Para isto procure levar conteúdos diferenciados para a sala de aula, como por exemplo vídeos, músicas ou mesmo apresentações em grupos de teatro, que podem ajudar na fixação dos conteúdos.

Não fique parado

Procure não ser uma estátua em sala de aula. Vale a pena andar pela classe e interagir com os alunos.

Ofereça problemas para que os alunos ofereçam soluções

Vale a pena dar aos estudantes possíveis questões desafiadoras e deixe que eles possam resolver as mesmas sozinhos. Apenas interfira em tudo isto em último caso.