Aproximação Inicial:

• Relate que, desde os tempos antigos, a humanidade passou da pré-história à modernidade, das medidas por comparação arbitrária aos padrões universais de medida.

Objetivos:

• Despertar o pensamento e propiciar a troca de experiências, de conhecimentos dos padrões universais de medidas, como o Sistema Métrico Decimal.
  • Fazer com que o aluno saiba debater idéias, levantar hipóteses, elaborar estratégias e aplicá-las no seu cotidiano.
  • Identificar e relacionar as unidades de medidas de comprimento: metro, decímetro, centímetro, quilômetro e outras.
  • Interpretar e comparar distâncias, quantidades, aproximações de valores exatos.

Procedimento:

Proponha as seguintes situações para despertar a importância das unidades de medida em nossas vidas:

• Vocês já viram uma fita métrica? Para que ela serve?
  • Como podemos comparar a altura de duas crianças?
  • Qual material vocês utilizam na sala de aula para medir?

Em primeiro lugar, cada aluno corta um pedaço de barbante que tenha aproximadamente sua altura. Em seguida, o aluno procura medir objetos maiores como o chão da sala, a porta, a lousa e anota o nome do objeto numa tabela comum e quantas medidas aproximadamente de seu barbante precisou utilizar.

A classe analisa a tabela comparando os diversos resultados anotados. Os alunos vão perceber que, a quantidade de alturas dos objetos varia de acordo com o tamanho de cada aluno.

Registre todas as descobertas e as diferenças no caderno. Meça novamente com a fita métrica para comparar os resultados e dar os resultados exatos.

Avaliação:

• Faça um passeio por todo o espaço que a escola ocupa. Divida a classe em grupos e cada grupo deve observar e registrar as modificações no espaço físico.
  • No retorno à sala, distribua uma folha de cartolina com um quadro no formato do terreno da escola e peça aos alunos que desenhem os elementos para compor uma planta baixa.
  • Faça com seus alunos a planta de uma região próxima à escola, marque alguns pontos de referência e nomes de ruas. Escreva a distância em metros entre algumas quadras. Peça para eles medirem quantos metros é a distância de um ponto a outro.