Aproximação Inicial:

  • Despertar nos alunos a importância que os animais têm para a vida na Terra.
  • Explique o que pode acontecer quando os animais e a natureza são desrespeitados:
  • Imagine um rio onde habitam jacarés, piranhas e outros peixes. Muitos pescadores vivem do que pescam no rio. Os jacarés comem piranhas e as piranhas comem os outros peixes.
  • Os caçadores chegam e acabam com os jacarés. Não há mais um bicho que coma as piranhas, por isso aumenta muito o número de piranhas nos rios. As piranhas acabam comendo todos os peixes do rio. Os pescadores não têm mais de onde tirar seu sustento, já que as pessoas não costumam comprar piranha para comer.
  • Foi o ser humano que prejudicou a natureza ao acabar com os jacarés; foi ele o maior prejudicado, pois não pôde mais pescar no rio.
  • Entendeu por que é preciso conservar todos os animais?

Objetivos:

  • Reconhecer os diferentes tipos de hábitat, semelhanças e diferenças, alimentação, reprodução, locomoção etc.
  • Identificar as diferentes espécies e as classificações dos animais.
  • Reconhecer a importância dos animais para a cadeia alimentar e animais úteis para o homem.
  • Identificar as muitas espécies de animais que estão ameaçadas de extinção.
  • Saber que o equilíbrio ecológico é essencial para a sobrevivência dos seres vivos, pois em equilíbrio a natureza pode oferecer moradia e alimento suficiente para todos.

Procedimento:

Realizar pesquisa em grupos e debates sobre:

  • Quais os tipos de animais que vocês conhecem? Escrever na lousa as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se eles têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção etc.
  • Não classificar por nomes, em mamíferos, répteis, anfíbios, aves, peixes, mas deixar que os alunos pesquisem e descubram os diferentes tipos de classificação.
  • Quais são as maiores ameaças à sobrevivência dos animais atualmente? Em nosso país algumas espécies já foram praticamente extintas? Quais?
  • Apresentar o material que os alunos pesquisaram e dividir a classe em grupos. Separar as características reconhecidas pelos alunos, por exemplo, se os animais têm ossos, pêlos, se são aquáticos ou se voam, se estão em extinção e fazer os cartazes para a exposição sobre as diferenças existentes entre os animais e suas espécies.

Avaliação:

  • Pedir para os alunos trazerem alguma notícia atual contando algo sobre como o homem está prejudicando o meio ambiente e causando a extinção dos animais.
  • Cada grupo contará a notícia que trouxe. Em seguida, elaborar uma página de jornal com a notícia e ilustração feita por eles.