Com apenas 26 anos de idade, o professor capixaba Wemerson da Silva Nogueira está entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, este que é considerado o maior prêmio dedicado a esta categoria. O primeiro colocado, que será anunciado ainda em março, deverá levar 1 milhão de dólares pagos pela Varkey Foundation. Esta é a terceira edição do programa, e a segunda vez que um professor brasileiro está entre os grandes finalistas, o que é muito orgulho para os brasileiros.

Quais iniciativas indicaram o professor ao prêmio?

Saiba que uma das iniciativas que levaram o professor Wemerson para ser indicado ao prêmio acabou surgindo em uma escola periférica da sua cidade. Ele então acabou criando um pequeno laboratório para aulas práticas, e em pouco mais de três anos conseguiu transformar as mesmas em uma das melhores escolas da cidade.

A partir disto, o índice de desenvolvimento da educação básica da instituição subiu de 4,8 a até 5,2 acima da média, o que foi estipulado para 2015 em 4,4. Outra informação importante é que mais tarde acabou ensinando a tabela periódica através de canções e criou um aplicativo para dar aulas de química de forma lúdica para os estudantes.

Junto aos alunos também foi construído um projeto que consistia em um filtro á base de areia, o que através de um processo de oxidação acaba retirando da água uma boa quantidade de manganês e ferro. Recentemente Wemerson, que é um professor de ensino básico e de uma universidade privada apontou as suas experiências, afirmando que certamente a educação dada em sala de aula precisa ir além dos muros da escola para que possam ter resultado na vida adulta das crianças.