O começo do ano costuma ser um momento no qual os professores costumam pensar nas estratégias que serão utilizadas dentro da sala de aula para conquistar a atenção dos alunos e ensinar da melhor forma possível. Quando estamos falando das turmas com crianças pequenas, qualquer estímulo pode acabar se tornando um grande diferencial no dia a dia da classe.

5 materiais para ajudar a ensinar matemática para os alunos

Confira alguns itens e materiais simples de serem feitos e que podem ser colocados na sala de aula para facilitar o dia a dia dos estudantes.

Reta numérica

Uma reta que pode ser construída em uma das paredes da turma com os números, para que os estudantes possam se familiarizar com a ordem e com a lógica dos acréscimos. Pode também ser utilizada para ensinar algumas operações lógicas simples.

Potes com materiais de contagem

Fazer com que as crianças contêm coisas é sempre uma estratégia importante, já que elas deixam de ter a ideia abstrata de números e passam a pensar neles de uma forma mais concreta. A dica é pedir para os próprios alunos contribuírem para os potes, que podem conter tampinhas de garrafa, lacres, bolinhas de gude, dentre outros itens.

Relógio analógico

5 materiais para ajudar a ensinar matemática para os alunos

Com a digitalização de praticamente tudo, as crianças não estão mais aprendendo a ver as horas em relógios convencionais. Mas este tipo de atividade ajuda para que elas entendam diferentes formas de representação dos números e da passagem do tempo.

Régua

Outro item muito importante para que os estudantes entendam uma importante aplicação da matemática, que são os números utilizados ordenadamente para definir a medida de alguma coisa. Além disso, os alunos também podem se divertir acompanhando o quanto eles crescem ao longo do ano.

Calculadoras

Ensinar toda a lógica por trás da matemática analógica é fundamental, mas não podemos ignorar a tecnologia que está ao redor dos alunos desde o momento em que ele nasce. Portanto, calculadoras digitais podem ser utilizadas para diferentes tipos de jogos e brincadeiras com as crianças.