Brincadeira da Cauda do Dragão

Dicas de brincadeiras para fazer na creche e pré-escola

Para fazer a brincadeira não é necessário nenhum tipo de material.

Como executar a brincadeira

Para executar a brincadeira é bastante simples, todos os participantes deverão ficar em pé, em uma fila indiana com as mãos na cintura um do outro, procurando formar um “dragão”. O primeiro integrante desta fila, deverá representar a cabeça do dragão, e terá como objetivos pegar o último que está na fila, e que irá representar a sua cauda. Assim que o educador der o sinal, o dragão deverá se movimentar correndo de forma moderada, sob o comando da cabeça que tentará pegar a cauda do dragão. Esta deverá fazer movimentos para evitar que isto aconteça, a brincadeira deverá continuar enquanto durar o interesse das crianças pela mesma.

Brincadeira do Feiticeiro e as Estátuas

Não é necessário utilizar materiais para a brincadeira.

Como executar a brincadeira

Nesta brincadeira os participantes deverão ficar em pé, misturados em uma área escolhida para a brincadeira. Logo em seguida, um voluntário deverá ser o feiticeiro, este que irá perseguir as demais pessoas, e ao sinal do educador é a hora de começar uma perseguição, aquele que ficar tocado deverá estar enfeitiçado, bem como imóvel com as pernas afastadas, representando assim uma estátua.

Dicas de brincadeiras para fazer na creche e pré-escola

Outros companheiros por sua vez, podem passar por baixo das pernas das estátuas, procurando as salvar deste feitiço. Após algum tempo, este feiticeiro deverá ser substituído por outro, enquanto houver interesse do grupo a brincadeira pode ser realizada.

Brincadeira dos Patins Engraçados

Como materiais serão necessárias diversas caixas de sapato sem a tampa, bem como fita adesiva colorida.

Na realização desta brincadeira, as crianças ficam uma ao lado da outra tanto na sala como no pátio. A partir disto, é interessante demarcar com a fita adesiva tanto a saída como a chegada. Procure distribuir as duas caixas de sapato para cada criança, estas que serão os patins. Ao sinal dos educadores, as crianças deverão escorregar até a linha próxima de chegada.