Gamificação é uma palavra que acabou sendo adaptada para o português do termo gamification. Estas técnicas são utilizadas em diversas áreas diferentes, tanto dentro das empresas até no segmento educativo. Trata-se de utilizar um conjunto de característica dos jogos para que as pessoas sejam impactadas de uma forma diferente ao ter que realizar determinadas tarefas.

A ideia é se utilizar dos conceitos de recompensa e competição dos jogos para que as pessoas possam se unir em busca de um determinado objetivo. A gamificação acabou se tornando reconhecida por ser um grande mote para engajar as pessoas e manter elas com foco no objetivo final.

Diversas pesquisas são feitas em relação a utilização desta técnica dentro das salas de aula, sendo que diversos estudos comprovam que a gamificação ajuda a despertar interesse, aumentar a participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.

Basta usar jogos?

Mas é importante que os educadores entendam que a gamificação não é feita apenas ao se utilizar jogos prontos durante as aulas. A gamificação se torna muito mais eficiente quando os educadores conseguem criar os seus próprios jogos dentro das salas de aula, criando metas e desafios, sempre com base no que se espera que os alunos alcancem com seus estudos.

Missões e desafios que permitam com os estudantes recebam determinadas quantidades de prêmios e distinções costumam funcionar de uma forma bastante efetiva. Os alunos devem ser convidados a explorar determinados ambientes e situações, para que eles possam receber seus pontos ou suas distinções.

Também é interessante que os alunos cumpram as tarefas em um determinado período de tempo, e possam ir subindo de níveis de acordo com a experiência que vai sendo obtida.