Muitas situações precisam ser levadas em conta quando os professores optam por uma modalidade de desenvolvimento de ações para as crianças. A partir disto, o primeiro dia, sem dúvida alguma, é o mais importante, e é sentido que poderá ser atribuído para as devidas aprendizagens. Na maioria das vezes é possível se ouvir profissionais que estão envolvidos no trabalho com críticas pequenas, a contarem que podem desenvolver projetos para o trabalho em diversas temáticas, com o objetivo de conquistar muitos objetivos.

Dicas para ter um bom projeto de educação infantil

Muitos projetos possuem como um foco desenvolver o comportamento de leitura nas crianças ou até mesmo aproximação com alguns conceitos científicos ou ainda fatos históricos, enquanto que outros são voltados para o conhecimento na área de arte. São diversas as possibilidades das pesquisas realizadas com crianças que poderão ser organizadas neste tipo de trabalho.

O foco dos professores precisa ser a ampliação do saber

Muitas crianças são sedentas de conhecimento, e os adultos poderão potencializar este tipo de interesse, oferecendo assim boas perguntas e cenários de pesquisas. Não quer dizer que o professor precisa conduzir ações levando em conta apenas seu ponto de vista.

O professor deverá contar com o papel de conduzir projetos sendo um mediador, bem como um provocador de novos sentidos e novas curiosidades. Este sistema de intervenção ocorre quando as crianças pedem e quando ele mesmo visualiza esta necessidade considerando que não existe um tempo adequado para colocar novas informações ou perguntas.

Dicas para ter um bom projeto de educação infantil

Além disto, os projetos que são considerados melhor planejados é o que poderá dar uma maior oportunidade de aprendizado, facilitando assim a curiosidade e orientando o desenvolvimento do projeto, dos alunos e a ação dos professores.

O planejamento deverá ainda ser criado sem abrir mão da flexibilidade, já que ao trabalhar com projetos, os professores se tornam ainda um pesquisador de pensamento das crianças, bem como de conhecimentos que são pertencentes á cultura e a prática realizada. Após um grande movimento de investigação com e sobre as crianças, muitas vezes fica impossível não aprender sobre si mesmo.

Fonte: Revista Nova Escola