A avaliação sempre foi um tema bastante sensível dentro do mundo da educação de uma forma geral. Existem muitas correntes diversas que discutem sobre como as instituições de ensino devem aferir o conhecimento adquirido pelos alunos. Mais do que uma simples decisão da instituição, as avaliações devem estar sempre conectadas com as exigências da sociedade atual.

5 tendências de avaliação escolar para os próximos anos

Confira algumas das principais tendências dentro do assunto avaliação:

Avaliação para o aprendizado

As escolas estão cada vez mais preocupadas com a forma como suas ações se conectam com o mundo fora do ambiente escolar. Por isso, as avaliações devem ser, cada vez mais, vistas como parte integrante da aprendizagem e do desenvolvimento doa aluno, e não algo que é sempre visto como um momento dissociado ao ensino.

Avaliação Formativa

Mesmo não sendo considerada uma novidade, a tendência é que ela ganhe mais espaço ao longo dos próximos anos. Ele permite que o educador acompanhe, de forma contínua, o progresso do estudante ao logo de todo o ano letivo. Também acaba permitindo eu os professores consigam identificar os níveis de compreensão.

Avaliações orientadas à prática

5 tendências de avaliação escolar para os próximos anos

A ideia de que o conhecimento só tem valor quando ele é utilizado ganha cada vez mais espaço na comunidade escolar, bem como a de que conceitos que não aplicados acabam não trazendo resultados. Portanto, as avaliações também devem testar a forma como estes alunos conseguem aplicar o conhecimento na prática.

Inclusão e acessibilidade

É fundamental que, cada vez mais, as instituições de ensino pensem em formas de avaliação que sejam específica para os alunos que possuem características que os tornem diferentes dos demais, e que elas não sejam apenas uma adaptação. Mas é preciso que algumas adaptações sejam amplamente utilizadas, como contrastes de cores, transcrições, legendas, e a utilização de tecnologias.

Avaliações personalizadas

Partindo da ideia de que cada aluno tem sua própria forma de aprender, a tendencia é que as avaliações passem a tratar os alunos de uma forma mais personalizada e única, ao invés de passar uma régua como se todos tivessem a mesma medida.