As gincanas se tornaram atividades extremamente populares nas escolas dos mais diferentes níveis de ensino. Trata-se de um conjunto de atividades que geralmente são criados em um formato de competição, no qual equipes disputam para ver quem consegue completar o maior número de desafios.

São diversos os benefícios que as gincanas podem trazer para o cotidiano escolar. Além de incentivar uma maior integração entre os alunos e estudantes de uma forma geral, eles também aprendem mais sobre o espírito competitivo. Além disso, as atividades também podem ter cunho cultural e de aprendizado, o que ajuda para que eles possam aprender se divertindo.

Confira 4 dicas de jogos que podem ser colocados em uma gincana para o ensino infantil:

Dança das cadeiras

4 dicas de brincadeiras para gincanas infantis

Este é um jogo bastante tradicional e que costuma divertir bastante as crianças. Além disso, é muito simples de ser feito, sem precisar de muitos materiais extras. Basta colocar um número de cadeiras em um círculo, sempre com um número menor em relação a quantidade de participantes. Depois, coloque uma música e deixe que as crianças girem em torno das cadeiras, até que a canção pare. Quem não conseguir sentar é eliminado.

Mímica

A brincadeira ajuda a despertar uma série de sentidos nas crianças, também obrigando todas elas a pensar de uma forma criativa e de se expressar de outras formas que não seja somente a fala. Diversifique os temas, coloque em papeis e sorteie para que as crianças possam saber o que cada uma delas deve fazer para que seus colegas adivinhem.

Corrida do saco

4 dicas de brincadeiras para gincanas infantis

Essa já pode ser considerada como uma atividade mais física, que vai exigir agilidade e destreza dos participantes, o que também pode ser uma excelente atividade de educação física. A brincadeira é feita com sacos de algum material que não rasgue, onde os participantes terão que entrar. Assim, quando for dado o sinal da largada, os participantes deverão pular para frente para conseguir chegar na linha de chegada primeiro.

Corrida de três pernas

Além de ser uma atividade física, essa é uma atividade que também ajuda a trabalhar a cooperação entre as equipes. Os participantes devem ser divididos em duplas. Cada dupla fica lado a lado e uma perna de cada é amarrada no outro. O objetivo é chegar a um determinado ponto antes dos demais.