O mês de setembro é o mês considerado como o de prevenção ao suicídio. O Centro de Valorização da Vida, desde o ano de 2014 vem promovendo uma série de campanhas como por exemplo a campanha do Setembro Amarelo para conscientizar a população da importância de falar sobre este importante tema.

Saiba como abordar o setembro amarelo nas escolas

Este mês foi escolhido para que se estendam as ações do Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, na data de 10 de setembro. Durante este período as entidades incentivam e apoiam tanto as escolas, governos, empresas, e as ONGs a aderem este tipo de movimento. Por este motivo, é algo comum que se vejam pontos turísticos, bem como monumentos históricos e fachadas de prédios com a iluminação amarela. Desta mesma forma, é possível se encontrar uma fita de mesma cor que estampe os cartazes, os outdoors bem como as campanhas online. As passeatas e as caminhadas também são comuns nas cidades brasileiras.

Porque o assunto é importante de ser abordado?

Esta é uma situação que não acontece do nada e tampouco da noite para o dia. É fato que o jovem poderá levar anos amadurecendo esta ideia, até que o impulso possa acontecer. Por este motivo, a discussão nas escolas, com uma boa naturalidade e seriedade poderá gerar uma adolescência bastante saudável. É fundamental que se ensine nas escolas as crianças e os adolescentes o redimensionamento dos problemas, além de enfrentar as situações complicadas da vida, ao falar das suas emoções do dia a dia.

Saiba como abordar o setembro amarelo nas escolas

O CVV está sempre a disposição para realizar as palestras, as rodas de conversa, e os debates em instituições, inclusive nas escolas, em setembro, ou ainda em outros meses do ano. Para maiores informações sobre este tipo de campanha, é interessante consultar os portais do Setembro Amarelo, do Centro de Valorização á Vida e a Associação Brasileira de Psiquiatria. Além disto, é possível se baixar os cartazes e as cartilhas sobre este tema para que ocorra uma discussão e esclarecimento com todos.

Fonte: Nova Escola