A pandemia de Covid-19 acabou provocando profundas mudanças em diversos setores da sociedade. No setor da educação, as dificuldades que as pessoas acabaram tendo sem se manter reunidas em um mesmo espaço fechado por algumas horas acabaram acelerando processos que já vinham se consolidando, como é o caso do ensino a distância.

4 dicas para professores que vão migrar para o EAD

De uma hora para a outras, as escolas acabaram fechadas e muitos professores acabaram tendo que se adaptar a essa forma de ensino, que apesar de parecer uma mudança simples, acaba apresentando uma série de particularidades justamente pelas aulas acontecerem em um formato completamente diferente daquele esperado.

Mas como este foi um processo acelerado, muitos professores devem acabar migrando de vez para o EaD. Confira algumas dicas para tornar este processo menos doloroso:

Troque informações com outros professores

Este é um momento realmente importante no qual os professores devem contar com a ajuda dos seus colegas. Sempre existem aqueles professores que acabam tendo mais contato e afinidade com as ferramentas tecnológicas. Por isso, é muito importante pedir auxílio para outros professores neste momento de adaptação.

4 dicas para professores que vão migrar para o EAD

Por outro lado, se você é um professor que já se utiliza da tecnologia para o dia a dias das aulas, é importante olhar para o lado e ajudar os colegas que estão tendo alguma dificuldade. Neste caso, nunca deixe de compartilhar ferramentas, tutoriais e outros recursos utilizados;

Mantenha sempre a vontade de aprender

O professor, na grande maioria dos casos, sabe que ele vai ser um eterno aluno, que precisam continuar aprendendo durante toda a sua carreira. Por isso, é fundamental que os professores que vão começar a dar aulas EaD que se mantenham com vontade de aprender, já que uma série de novidades devem ter que ser absorvidas.

Aprenda a lidar com os imprevistos

Este tipo de mudança sempre vai chegar junto com uma série de imprevistos. Por isso, é fundamental que os docentes estejam preparados para lidar com qualquer problema que possa surgir, especialmente aqueles relacionados ao funcionamento das tecnologias.