Se você é uma pessoa que está prestes a assumir a diretoria de sua escola, isto quer dizer que você terá bastante trabalho pela frente, e inclusive grandes responsabilidades que devem ser cumpridas. Temos o diretor como a figura central de nossa escola, além de ser a grande referência relacionada a comunidade escolar, o que envolve a todos os que estão no entorno da escola.

Logo em seguida daremos algumas dicas para que você possa começar esta nova etapa de sua vida profissional, e principalmente uma nova etapa na própria escola. Aprenda como assumir a diretoria escolar.

Comece apresentando todos os funcionários

Este é o primeiro passo para quem assume a diretoria. Além de tudo isto, você precisa se colocar á disposição para os receber de forma individual, e ainda ouvir quais são as suas sugestões de mudanças e de aperfeiçoamento com relação as gestões anteriores.

Procure apresentar-se aos alunos e pais

É fato que o novo diretor deverá se apresentar em cada sala de aula, fazendo desta forma um breve discurso a respeito de toda a sua concepção de educação, e tudo o que pretende realizar na sua gestão. Alunos inclusive neste ponto poderão fazer perguntas e principalmente propor sugestões.

Consulte a gestão anterior de diretoria da escola

Esta é uma dica que não depende somente do novo diretor, mas sim da abertura e da solidariedade de toda a gestão anterior para que possa dar todas as coordenadas e ainda expor como foi a sua experiência.

Se caso a gestão anterior não quiser diálogo, todos os docentes e funcionários deverão ser sua grande referência para mapear todas as demandas e problemas de escola.