A tecnologia e o ensino nas escolas
A tecnologia está avançando muito rapidamente, e quem pode aproveitar são os educadores, para ensinar os alunos de maneiras mais divertida e eficaz. Veja!
Por Victor Palandi
A tecnologia está voltada para as mais diversas áreas: saúde, comunicação, telecomunicação, indústria, economia e educação. Com o avanço da tecnologia cada vez mais forte em nossas vidas e no mundo, a aprendizagem também sai ganhando, e muito!
Pesquisas demonstram que as pessoas estão atentas na utilização de dispositivos móveis modernos que minimizem tempo e facilitem o aprendizado, como livros digitais, aplicativos e cursos online. A tecnologia pode modificar o modo de como educar. Estudos revelam que os professores devem utilizá-la em sala de aula.
Podemos mencionar três razões importantes pelas quais os professores podem aproveitar a tecnologia em sala de aula:
- Adequar os vários estilos de aprendizagem;
- Aumentar a motivação e estimulo do aluno;
- Buscar novas técnicas.
Resumo:
Adequar os vários estilos de aprendizagem
Os estilos de aprendizagem são os visuais, auditivos, matemáticos, musicais, interpessoal, linguístico-verbal, intrapessoal e o físico.
Você já ouviu dizer que determinadas pessoas preferem estudar ouvindo música, outras preferem o silêncio, outras preferem estudar em grupo, outras preferem estudar sozinhas; umas possuem facilidade para decorar, outras preferem entender e interpretar o conteúdo. Cada qual ao seu modo se identifica com um estilo de aprendizado.

Como os estilos funcionam?
- O estilo visual está diretamente ligado a assistir a filmes, vídeos e apresentações; enfim é necessário que uma imagem esteja envolvida para melhor fixação e entendimento.
- O estilo auditivo está relacionado aos sons! Determinadas pessoas possuem poder maior de concentração ouvindo música ao estudar ou ouvindo a explicação do professor em sala de aula.
- O estilo matemático está relacionado com pessoas que adoram desafios de cálculos e jogos; são os futuros gênios da matemática. Todos os demais estilos interagem com a capacidade e preferência de cada pessoa.
Aumentar a motivação e estímulo do aluno
Com os atributos tecnológicos a aprendizagem se torna mais prazerosa e interessante. Os recursos e materiais a serem utilizados pelos professores são: o computador, a internet e os softwares específicos voltados para a educação. No espaço virtual, temos que aprender uma linguagem visual, entender a busca de navegação e pesquisa, o acesso à informação e a interatividade.
Buscar novas técnicas
O professor deverá buscar novas técnicas, pois o ensino da tecnologia diferencia-se do tradicional. O papel do professor é fundamental, pois ele atuará como um orientador estimulando os alunos e orientando sobre os conteúdos, temas, locais de acesso, informações sobre a segurança da informação e todo o conteúdo programático que puder ser ensinado.

Animais
Dicas de brincadeiras para voltar às aulas na alfabetização
Professor brasileiro ganha prêmio científico no Canadá
Como aplicar uma boa prova de recuperação
Jogos para ajudar a ensinar a turma a contar