A tarefa de casa é uma importante estratégia pela grande maioria dos professores, seguindo as diretrizes das instituições de ensino. Ela é considerada como uma excelente aliada para a consolidação e fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, é um instrumento fundamental para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos.

5 dicas para o professor criar boas tarefas de casa

Confira algumas dicas para criar boas tarefas de casa para os estudantes:

Crie tarefas que instiguem os estudantes

É importante criar formas de conseguir captar a atenção e o interesse dos estudantes nas tarefas de escola. Em casa, acaba sendo muito fácil que os estudantes percam o foco e a atenção de uma forma geral. Por isso, é importante que as tarefas sejam pensadas com um caráter instigante e também mais lúdico, com o objetivo de fazer com que os alunos realmente tenham a sua atenção prendida.

Introduza na sala de aula

Também é muito importante que os professores façam uma introdução das tarefas de casa ainda dentro da sala de aula, até mesmo para que os estudantes tenham menos dificuldade em executá-las quando estiverem no seu domicílio. Essa é uma forma também de passar mais confiança para os estudantes.

Instrua os pais a criar uma rotina

5 dicas para o professor criar boas tarefas de casa

O papel dos pais também é muito importante no desenvolvimento da educação das crianças em casa, participando ativamente do processo de aprendizagem. Por isso, é fundamental que os professores incentivem os adultos a criarem uma rotina de estudos em casa, definindo momentos para que eles possam fazer suas tarefas e, de preferência, com um local tranquilo para os estudos.

Incentive a independência dos estudantes

Mesmo que os professores tenham um papel muito importante no direcionamento dos estudos, é muito importante que os educadores ensinam independência de uma forma geral para os estudantes. Quando os alunos são incentivados para a independência, eles acabam se sentindo mais confiantes para enfrentar diferentes desafios.

Utilize a tecnologia como aliada

Brigar com a tecnologia não é recomendado, ainda mais nos dias de hoje. Por isso, pensar nas tarefas de uma forma com que os alunos consigam utilizar a tecnologia como aliada é uma boa estratégia para os temas.