De acordo com os dados divulgados em recente levantamento da ONG Todos pela Educação, que foi feito a partir do Censo Escolar do ano de 2013, quase metade das escolas da rede pública de ensino do Brasil inteiro ainda não conta com computadores para os estudantes. Consequentemente as escolas também não oferecem aulas de informática e nem acesso à internet para crianças e jovens.

Quase metade das escolas públicas brasileiras ainda não contam com computador

Os números mostram que o número de escolas públicas que atualmente não possuem nenhuma estrutura de informática para os seus alunos é de 48,1%. Apesar do número, a pesquisa mostra que nos últimos anos a situação está melhorando, já que mais escolas passaram a ter computadores para os estudantes. De 2008 a 2013, o total de unidades sem acesso à internet caiu de 72,5% para 49,7% e o de escolas sem banda larga, de 82,3% para 59,3%.

Distantes das metas

O grande problema e a cobrança que o Brasil passa a sofrer, tanto internamente quanto externamente, está no fato do País não estar conseguindo cumprir as metas de universalizar o acesso à internet e a informática. O Ministério da Educação do Brasil se comprometeu a tornar o acesso à Banda Larga universal para todos os alunos da rede pública, bem como triplicar o acesso a computadores de forma individual pelos alunos.

Quase metade das escolas públicas brasileiras ainda não contam com computador 2

Isso porque os números também mostram que grande parte das escolas da rede pública que contam com salas de informática não oferecem o benefício para os estudantes aproveitarem de forma individual. São grupos de jovens que acabam se concentrando na frente da tela de um único PC, e isso acaba prejudicando o ensino de uma forma geral.

Em termos de computadores por alunos quando analisadas as regiões de forma isolada, os estudantes do norte e do nordeste ainda estão perdendo. Atualmente são 48 alunos por computador instalado em escolas públicas no Norte, e no Nordeste o número é de 42 alunos por máquina. A região Sul do Brasil é a que apresenta os melhores índices, com 21 estudantes por computador instalado.