Aproximação Inicial:

• Começar a aula passando algumas imagens pelo retro-projetor dos diversos tipos de drogas e de usuários.
    Fazer algumas perguntas como:
    – Vocês acham que o uso das drogas é a solução de problemas?
    – O que vocês acham que leva uma pessoa a usar drogas?
    – Quais as piores conseqüências que as drogas podem causar?

Objetivos:

• Pesquisar sobre alguns dos principais tipos de drogas presentes no dia-a-dia da sociedade e suas conseqüências para o corpo e a mente.
  • Fazer os alunos perceberem que recorrer à experimentação ou ao uso da droga para resolver problemas pessoais ou para se afirmar e permanecer dentro do grupo possa conduzi-los a caminhos danosos.

Procedimentos:

Após ter feito a discussão com os alunos divida a sala em 5 grupos, sendo que cada um será responsável por pesquisar as seguintes drogas:

• Álcool
  • Tabaco (cigarro)
  • Maconha
  • Cocaína
  • Anfetamina

Cada grupo deverá fazer uma pesquisa apontando os efeitos danosos da droga, mostrando de que forma ela age no cérebro e no organismo em geral.

Avaliação:

• Em um dia marcado pelo professor, cada grupo terá que apresentar para a sala o que aprenderam sobre a droga e seus efeitos danosos.