Como motivar crianças a ler e escrever?
Por Victor Palandi
Crianças são por natureza agitadas e normalmente aprendem as palavras, mas não praticam ler e escrever muito, só quando mandam. Então, como motivar a leitura e escrita nessas crianças? Aqui, você vai ter acesso as melhores dicas para incentivar esses hábitos em uma criança.
Resumo:
A criança precisa de incentivo para ler e escrever
Pais e educadores buscam estimular esse hábito nas crianças, mas muitas vezes, pela resistência delas, eles acabam não insistindo o suficiente para chegar nesse objetivo. Você sabia que colocar a criançada nesse mundo da leitura e escrita não é tão difícil? Vamos entender!
Conheça mais a criança

Você deve estar se perguntando: Como assim conhecer a criança? É claro que conheço. Então, aí entramos no quesito de descobrir os gostos dela em relação a filmes, games e desenhos, para ter uma noção do gênero que mais atrai essa criança. Logo, você poderá achar conteúdos, tendo ideia do que ela pode gostar. Portanto, bora perguntar o que ela gosta e assim, motivá-la a ler e escrever sobre esses assuntos.
Faça você também!
Sim, você também deve fazer o que deseja que a criança pratique, afinal, hábitos só são hábitos se forem frequentes, portanto, se quer que a criança leia e escreva, seja um exemplo de que isso é bom. Leia para a criança, mostrando a ela que esse é um mundo de fantasias e brincadeiras. Dramatize cenas. Escreva mais, tanto em casa quanto com o educador na sala de aula, sendo assim, os pais podem escrever cartas para a criança e professores nomear objetos e mesas com os nomes. Assim vai ser mais fácil motivá-la!
Improvise um espaço

Tudo que gostamos, normalmente, dedicamos um espaço a isso, então, a criança precisa de um lugar onde tenha livros, cadernos de desenho, gibis, lousas e canetinhas para ela se familiarizar com o local e passar mais tempo ali.
Crie, crie e crie
Crie histórias e posteriormente escreva todas para que ela possa ler, conte sobre os personagens que inventou e incentive a criança a fazer o mesmo. Depois dê um papel a ela e peça para que também crie uma historia e seus próprios personagens. Isso aguça ainda mais a imaginação.
Estudos mostram que quanto mais uma criança lê e escreve mais se torna um melhor aluno, melhor ouvinte e interpretador da vida. Então, bora fazer a criançada ler e escrever bastante. Compartilhe para um mundo com mais leitura!

Dicas para realizar uma escuta acolhedora no ambiente escolar
Dicas de brincadeiras para voltar às aulas na alfabetização
Projeto oferece bolsas de doutorado e ensino de Português nos EUA
Professor se revela gay diante de centenas de alunos
4 estratégias para escolas e professores evitarem a repetência