Em ambiente escolar, uma escuta respeitosa e principalmente acolhedora poderá fazer toda a diferença e também provocar o alívio em tensões e angústias dos interlocutores. Estes são alguns efeitos positivos para que a confiança e também o respeito possam pautar relações profissionais e também relações pessoais.

Escutar, porém, não é sempre algo fácil, este é um ato que existe algumas características por parte dos educadores que nem sempre estão envolvidos na comunicação interpessoal.

Características fundamentais para realizar uma escuta acolhedora na escola

• Mostrar o total interesse por quem estiver falando, afinal e contas todos gostamos de nos sentir reconhecidos e também acolhidos.
  • Se colocar no lugar do outro, exercitando assim a empatia que é necessária e por diversas vezes escassas em relações sociais.
  • A estruturação e organização de mensagens do emissor.
  • O clareamento das ideias confusas e muitas vezes que são carregadas de julgamentos.
  • Contar com uma boa objetividade, já que a falta da mesma poderá comprometer o total entendimento do que se quer comunicar.

Levando em conta estas informações, e este tipo de recurso, o diálogo do orientador acaba por se transformar por completo em uma forma de acolhimento e postura respeitosa para as diversas pessoas. Desta forma, cada vez menos os julgamentos e a linguagem de forma valorativa estarão presentes nas conversas e poderão principalmente gerar situações de conflito. Na maioria das vezes não é o conteúdo do que é falado que ofende, mas sim a forma errada de falar sobre algo.

Estas situações muitas vezes parecem óbvias, mas de forma segura não são. Por este motivo contar com uma boa escuta acolhedora deve ser algo praticado para que seja internalizado e assim desenvolvido com as pessoas em ambiente escolar.