Muitos educadores acabam, em determinado momento da sua carreira, se envolvendo com atividades de gestão do ambiente escolar. Neste momento, mais do que repassar o conteúdo e garantir que os alunos aprendam, outros temas que são considerados fundamentais para o bom funcionamento de uma escola acabam se tornando o foco da sua atenção.

4 temas fundamentais para uma boa gestão do ano letivo

Mas, assim como todas as áreas do desenvolvimento e da evolução do ser humano, a educação também se transforma. Com isso, alguns assuntos acabam se tornando mais importantes de acordo com as demandas da própria comunidade.

Confira 4 tópicos considerados fundamentais para uma boa gestão do ano letivo:

Protagonismo do aluno

Mais do que nunca o papel do aluno no ambiente escolar está deixando de ser pensado como algo passivo e se tornando cada vez mais ativo. Portanto, é fundamental criar um projeto  que tenha uma maior ênfase na aprendizagem interdisciplinar baseada em projetos e na promoção e uma conexão profunda entre currículo e os interesses e necessidades dos alunos.

Metacognição

4 temas fundamentais para uma boa gestão do ano letivo

Este é um termo mais moderno que está sendo utilizado com muita frequência na pedagogia moderna e que está atrelado a autorreflexão. Para que os alunos consigam ser ver refletidos no que está sendo feito dentro da sala de aula, é fundamental que eles participem de forma ativa de todos os processos, e que eles tenham tempo na sala para pensar sobre os seus próprios pensamentos e consigam identificar o que sabem e como eles aprendem.

Antirracismo

Um tema de fundamental importância, que ganhou ainda mais relevância diante do aumento dos ataques que acontecem nas escolas brasileiras. As instituições de ensino devem, cada vez mais, se posicionar de forma ativa sobre o tema, não apenas abordando o assunto de forma interdisciplinar como também treinar professores e equipes para que ideias racistas não se propaguem no ambiente escolar.

Aprendizagem socioemocional

Fundamental para que as escolas consigam chegar mais próximo de uma educação integral, considerando aspectos que vão além dos acadêmicos e chegam no estimulo as atitudes, habilidades e competências que serão fundamentais para eles na sua vida adulta.