Aproximação Inicial:

De acordo com a vivência dos alunos, questione-os sobre:

• Vocês já repararam que, no verão, os dias são mais longos do que as noites? E, no inverno, ocorre o contrário: as noites são longas e os dias, mais curtos?
  • Vocês conhecem as estações do ano?
  • O que a astronomia estuda?
  • Vocês sabiam que, quando aqui no Brasil é inverno, do outro lado do planeta Terra (Japão) é verão?
  • Proponha aos alunos uma visita ao Planetário.

Objetivos:

• Reconhecer os dois movimentos da Terra: o movimento de rotação e o movimento de translação.
  • Identificar através dos movimentos a origem do dia e da noite e das quatro estações do ano.
  • Interpretar mapas, legendas, fotos, textos sobre o Sistema Solar e os movimentos da Terra.
  • Reconhecer a localização do Brasil no mapa identificando a linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.
  • Conscientizar a importância do estudo da astronomia, como orientação pelo Sol, a bússola e a rosa-dos-ventos.

Procedimento:

• Identifique no globo a linha do Equador e dos Trópicos.
  • Faça com que os alunos localizem o Brasil e localizem as áreas mais quentes e mais frias do globo, descobrindo que a maior parte do Brasil está situada na zona tropical, onde as massas de ar dominantes são as equatoriais e as tropicais, as continentais e as atlânticas.
  • Nesse ponto, mostre no globo onde fica a cidade em que vivem (em termos de latitude e longitude baixa ou alta) e passe noções de como se formam os ventos, as massas de ar e as precipitações como a chuva.
  • Chame a atenção deles para o fato de que tempo e clima são coisas diferentes.
  • Em classe, mostre fotos de satélites e mapas atmosféricos publicados todos os dias nos jornais.

Avaliação:

• Peça aos alunos para pesquisarem os movimentos da Terra: rotação e translação, em enciclopédias, internet, livros etc. e tragam esse estudo para a próxima aula.
  • Faça um debate com a turma sobre a pesquisa.