O software PowerPoint é bastante famoso, e surgiu em setembro de 1987, desde então o sistema cada vez mais vem melhorando os recursos, e se permite inserir multimídias, entre eles vídeos, animações e áudios, entre uma série de outras coisas. Talvez seja o software mais popular para a utilização neste sentido no mundo.

Dicas para Montar uma boa aula no Power Point

Para que você possa arrasar nas suas apresentações de sala de aula, confira algumas dicas simples que poderão fazer toda a diferença e melhorar a sua apresentação de PowerPoint, tornando a mesma altamente eficiente e atraente.

Abuse do slide mestre

O slide mestre sempre deverá contar com uma coloração neutra e suave. Entre as melhores alternativas podemos citar o bege, além da coloração cinza claro, azul claro e o verde claro, as cores que inclusive descansam o olhar, e geram um bonito contraste para os textos em preto, e nas imagens coloridas.

Fundos de cor branca ou negro cansam a leitura, apesar disto, um fundo escuro pode ser uma boa pedida para um slide que se quer destacar e buscar mais atenção dos alunos. No slide mestre é interessante contar com um título ou um subtítulo, o que auxilia aos alunos mais distraídos a não perderem a atenção quanto ao tema que for apresentado.

Sobre o slide de abertura

Dicas para Montar uma boa aula no Power Point

Este deverá mostrar o título, e se for preciso, o subtítulo, que poderá ser interessante para a antecipação aos alunos do roteiro e conteúdo da apresentação, deve haver nesta parte uma imagem significativa para abertura.

O tamanho da apresentação também deve ser levado em conta, se a aula for de 35 minutos, uma boa apresentação deverá contar com 16 a 20 slides, que contem com a abertura e fechamento. Procure selecionar de forma criteriosa os textos e imagens que possam compor sua apresentação.

O conteúdo do slide também é muito importante, os textos extensos geralmente disputam a atenção dos alunos com o professor, e a partir disto, o olhar serve como um tipo de mecanismo sensorial bastante poderoso, do que o dos ouvidos. É algo impossível aos alunos ler um texto e prestar atenção as explicações.