Aproximação Inicial:

• Organize a turma para uma roda de conversa sobre os deslocamentos do dia-a-dia.

Objetivos:

• Exercitar a competência da leitura espacial, por meio da linguagem cartográfica.
  • Utilizar o procedimento de leitura e escrita de textos e mapas como forma de registro dos estudos em Geografia.
  • Praticar a reflexão e o questionamento de fatos estudados em Geografia.
  • Aprender a buscar e organizar informações em textos, tabelas e representações gráficas.

Procedimentos:

• Reúna os alunos em grupos e oriente para que eles troquem informações sobre as profissões de seus pais ou adultos com quem convivem e sobre os caminhos e meios de transporte que utilizam para o trabalho. Peça para que um aluno de cada grupo faça o registro escrito das informações, anotando o tipo de transporte (se de ônibus, metrô, automóvel ou a pé), os horários de saída e de chegada em casa.
  • Peça que cada grupo exponha para a classe uma síntese da conversa. Durante a apresentação, procure comentar sobre o papel dos meios de transporte na vida das pessoas: necessidades e problemas que trazem.

Avaliação:

• Sugere-se ao professor uma avaliação por instrumentos diversificados, na qual se observe o desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tais como produção de textos sobre o tema, produção visual de mapas de deslocamento, pesquisa e organização das informações. Além disso, preste atenção em aspectos como a cooperação no trabalho em grupo, o desempenho na apresentação oral e a capacidade de discutir um assunto e defender uma idéia.