Colégio Web

Dicas para saber o que o aluno conhece em matemática

Saiba que o diagnóstico matemático é tão importante quanto o de hipóteses de escrita. Entenda um pouco mais e saiba como o fazer.

Publicidade

Durante o processo de alfabetização, o ato de fazer um diagnóstico de hipótese de escrita, onde os alunos se encontram é uma tarefa que deve ser executada de forma rotineira. Para planejar por completo as aulas, e determinar onde se quer chegar, é interessante saber o que os alunos sabem e também o que eles precisam acima de tudo aprender.

Dicas para saber o que o aluno conhece em matemática

No caso da matemática, este diagnóstico precisa ser presente e frequente. Especialistas no assunto, apontam que existe uma grande importância de entender o que os alunos estão pensando, e sabem corretamente sobre números, sobre o sistema de números decimais, e como constroem seus conhecimentos na matemática.

Entender o sistema de numeração decimal, faz com que as crianças aprendam a construir suas hipóteses de escrita dos números, analisando as suas escritas, é possível perceber aspectos que estão presentes em nossa hipótese. Saiba quais delas ocorrem conforme os especialistas no assunto.

Quanto maior for a quantidade de algarismos de um número, maior será o número

Na comparação realizada com uma listagem de números, mesmo que não se saiba os nomear, as crianças possuem uma capacidade de dizer qual o maior, já que acreditam que quanto maior for a quantidade de algarismos, maior deverá ser o número estipulado.

O primeiro será quem manda

Dicas para saber o que o aluno conhece em matemática

A partir disto, a criança deverá estabelecer um critério comparativo a partir da posição do algarismo. Na comparação dos números com uma mesma quantidade de algarismos, as crianças devem acreditar que o maior será o que começa com o algarismo maior.

Outra particularidade importante, é que a interação e o contato de forma direta dos alunos com números, são os principais responsáveis por avanços das suas hipóteses. Para que isto possa ocorrer, é necessário que se proponha muitas atividades em situações de utilização real de números na sala de aula. Os professores poderão e precisam compreender que a aprendizagem nos números não ocorre de forma linear e fragmentada, ela é simultânea. Como ocorre com a situação de aprendizagem da leitura e escrita das palavras. Desta forma é possível compreender melhor os números.

Fonte: Nova Escola

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados