Dicas para saber o que o aluno conhece em matemática
Saiba que o diagnóstico matemático é tão importante quanto o de hipóteses de escrita. Entenda um pouco mais e saiba como o fazer.
Por Rodrigo Duarte
Durante o processo de alfabetização, o ato de fazer um diagnóstico de hipótese de escrita, onde os alunos se encontram é uma tarefa que deve ser executada de forma rotineira. Para planejar por completo as aulas, e determinar onde se quer chegar, é interessante saber o que os alunos sabem e também o que eles precisam acima de tudo aprender.

No caso da matemática, este diagnóstico precisa ser presente e frequente. Especialistas no assunto, apontam que existe uma grande importância de entender o que os alunos estão pensando, e sabem corretamente sobre números, sobre o sistema de números decimais, e como constroem seus conhecimentos na matemática.
Entender o sistema de numeração decimal, faz com que as crianças aprendam a construir suas hipóteses de escrita dos números, analisando as suas escritas, é possível perceber aspectos que estão presentes em nossa hipótese. Saiba quais delas ocorrem conforme os especialistas no assunto.
Resumo:
Quanto maior for a quantidade de algarismos de um número, maior será o número
Na comparação realizada com uma listagem de números, mesmo que não se saiba os nomear, as crianças possuem uma capacidade de dizer qual o maior, já que acreditam que quanto maior for a quantidade de algarismos, maior deverá ser o número estipulado.
O primeiro será quem manda

A partir disto, a criança deverá estabelecer um critério comparativo a partir da posição do algarismo. Na comparação dos números com uma mesma quantidade de algarismos, as crianças devem acreditar que o maior será o que começa com o algarismo maior.
Outra particularidade importante, é que a interação e o contato de forma direta dos alunos com números, são os principais responsáveis por avanços das suas hipóteses. Para que isto possa ocorrer, é necessário que se proponha muitas atividades em situações de utilização real de números na sala de aula. Os professores poderão e precisam compreender que a aprendizagem nos números não ocorre de forma linear e fragmentada, ela é simultânea. Como ocorre com a situação de aprendizagem da leitura e escrita das palavras. Desta forma é possível compreender melhor os números.

5 qualidades que todo grande professor tem
Como lidar com alunos com alfabetização deficiente
Como ensinar política nas escolas?
Dicas para ter um bom projeto de educação infantil
Confira alguns filmes para professores de arte