Colégio Web

Introdução de Microcomputadores

Publicidade

Os computadores existem desde muito tempo, ou seja, antes do computador que conhecemos hoje, no início do século 20, tinham-se aqueles computadores elétricos que eram capazes de calcular, existiam as calculadoras elétricas (um minúsculo dispositivo chamado de “relé”) e a calculadora mecânica (eram muito grandes e para tanto se fazia necessário que fossem usados muitos relés para construí-las). 

Mais a frente, começou a existir a válvulas eletrônicas, utilizada em rádios, e também possuem relés que duravam pouco tempo, assim eles queimavam (como lâmpadas), e se fazia necessário que sempre houvesse a troca dessa válvula. Ainda com as válvulas, foram criados (período de experiência), esses computadores criados eram enormes pelo fato de haverem um numero muito grande de válvulas. 


Um dos peimeiros computadores
Então no final da década de 50, os computadores começaram a receber transistores (dispositivo semicondutor que funciona como ampliador da corrente elétrica), já que ofereciam muito mais vantagens do que as válvulas. A partir daí os computadores começaram a ser comercializados entre empresas e indústrias. Depois disto aparecem outros aparelhos elétricos sem a utilização de válvulas.

Surgiram os microcomputadores (são computadores pequenos e que ocupam menos espaço) e os microprocessadores (pode-se dizer que ele é o que comanda o computador, ou seja, é um chip que funciona como cérebro do computador). Depois, os computadores passaram a ser chamados de computador, micro e PC.

Os computadores possuem uma peça fundamental que é a CPU (Unidade Central de Processamento), é formada por duas ou mais placas que possuem chip, o papel da CPU é fazer com que os arquivos que estejam na memória sejam executados e também faz o comando de todos os outros chips do computador. Os que já vem inserido na CPU são: Modem, Placa de som, Alto falantes, Modem, Mouse, Teclado, Disco rígido, Drive de disquetes.

Os computadores são divididos em muitas funcionalidades:

• Sistema Operacional: faz um gerenciamento nos programas para que eles não entrem em conflito. 

• Arquivo: são dados que são gravados na memória do computador, ou seja, é uma forma de organização que pode ser divididas em duas partes.

• Programas: Os programas são instruções e dados.


Uma CPU desmontada.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados