Muitas vezes ouvimos sobre dados e situações que mencionam o censo escolar. Porém, na maioria das vezes não só não sabemos o que realmente é o censo escolar, como também não fazemos ideia da maneira que ele funciona ou o que ele realmente coleta.

E é exatamente por isso que separamos aqui uma explicação que vai desvendar o que de fato é o censo escolar e os fatores que o envolvem. Ficou curioso? Continue lendo e descubra.

Afinal de contas, o que é o censo escolar?

Realizado todos os anos e coordenado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – o Censo escolar é um levantamento de dados estatísticos que tem abrangência nacional.

Escolar Censo

Para que ele seja realizado todos os anos, há a colaboração e a participação das secretarias estaduais e municipais de educação de todo o país e também com a participação de todas as escolas do Brasil, sejam elas públicas ou privadas.

E qual a finalidade do censo escolar?

Basicamente, o censo escolar é a principal ferramenta existente para a coleta de informações relativas à educação básica no país. Para isso ele coleta e estabelece dados sobre os estabelecimentos de ensino – ou seja, as escolas -, sobre turmas, alunos, profissionais que trabalham no ambiente escolar e também sobre o movimento e o rendimento escolar.

Todas essas informações coletadas em todo o país são o que tornam possível estabelecer um panorama da situação da educação básica nacional e também são uma referência a ser utilizada em casos de reformulação de políticas públicas e de execução de programas relativos à educação.

censo escolar

Mais ainda, todas as informações e resultados que são obtidos no censo escolar, unidos a outras avaliações realizadas pelo Inep, são utilizadas para realizar o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, que é um indicador que serve como referência para as metas do Plano Nacional de Educação, o PNE, que é elaborado pelo Ministério da Educação.

Ou seja, apesar de não ser muito conhecido pelo público, o censo escolar é uma ferramenta de extrema importância para a educação nacional, não só para que possamos saber como de fato se encontra a situação em escolas públicas e privadas de todo o país, como também para que os governantes tenham uma base e uma referência sólidas na hora de elaboração de políticas que envolvam a educação básica do país.