Premiações mundiais são famosas por homenagear os nossos artistas, atores, autores, compositores e afins favoritos do mundo do cinema, televisão e música, principalmente nos Estados Unidos.

Essas premiações costumam ocorrer uma vez ao ano e serem de gigantesca importância para o ramo que representam, no entanto, a semelhança até em nomenclatura já confundiu certos telespectadores durante as apresentações de todas as premiações.

Emmy, Grammy e Oscar são as principais premiações, onde os produtores, artistas, músicos, atores e compositores mais desejam aparecer para receber seus tão aclamados prêmios, juntamente a estatueta de ouro para quem ganhar o primeiro lugar em alguma categoria.

Então, quais são as diferenças entre todas essas premiações que ocorrem todos os anos na indústria do entretenimento?

Emmy Award

emmy-grammy-oscar-quais-sao-as-diferencas

O Emmy é o mais diferente de todos. Primeiramente, Emmy Award é o nome dado ao reconhecimento para a indústria televisiva.

O Emmy é dedicado a diversos setores diferentes da televisão americana, e justamente por isso acaba por ser bem mais perceptivo, pois ele ocorre em diversos momentos por premiações específicas.

Os dois principais eventos relacionados ao Emmy são o Primetime Emmys e o Daytime Emmys, que dedicam os prêmios para os melhores programas em horário nobre e horário comercial, respectivamente.

Porém, diversos outros Emmys também possuem uma grande cobertura da mídia, como o de esportes nacionais, programa de jornal televisivo e até shows e documentários.

Grammy Award

O nome Grammy vem de gramofone, o famoso tocador de discos antigo. O prêmio Grammy é o equivalente ao Emmy para o mundo da música, e acontece somente em sessões anuais, desde 1959.

Seu prêmio consiste em uma pequena estátua de um gramofone de ouro para o vencedor em sua categoria.

Esse prêmio busca homenagear não somente artistas, mas compositores, álbuns, e hits específicos de sucesso para cada categoria apresentada.

emmy-grammy-oscar-quais-sao-as-diferencas

Oscar, ou Academy Awards

Possivelmente a mais famosa de todas as cerimônias anuais do mundo do entretenimento, o Oscar, ou Academy Awards, reconhece a excelência da qualidade da indústria do cinema nacional nos Estados Unidos.

Cada vencedor de sua especifica categoria então concorre a uma estatueta de ouro, oficialmente chamada de Academy Award of Merit, ou Prêmio da Academia em português.

Essa estatueta ficou mundialmente conhecida pelo seu nome popular “Oscar”, com o passar dos anos. Seu valor real é cerca de quinhentos dólares, porém seu valor simbólico para a indústria cinematográfica é imensurável.

A origem do nome Oscar é ainda um mistério a muitos. Alguns dizem que uma das primeiras presidentes do evento nomeou a estátua com o nome do seu primeiro marido. Outros creem que uma das secretárias executivas chamou a estátua de Oscar por se parecer com seu tio Oscar.

A primeira vez que o nome “Oscar” foi visto publicamente foi na premiação de 1934, quando Walt Disney agradeceu publicamente por sua estatueta do Oscar após receber o prêmio.