O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta semana a data na qual serão disponibilizados os cartões de confirmação virtuais para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. De acordo com as informações que foram divulgadas, os candidatos devidamente inscritos poderão acessar o cartão a partir do dia 5 de janeiro.

Inep divulga data de liberação do cartão de confirmação do Enem 2020

O documento deverá ser acessado através da Página do Participante do Enem 2020. No cartão, os candidatos poderão conferir o seu local de prova, com endereço completo, a opção de língua estrangeira que foi definida no momento da inscrição, e também os pedidos de atendimento especial que foram feitos e aceitos.

Vale ressaltar que, já há alguns anos, o Inep não está mandando mais a versão impressa do cartão para os candidatos, disponibilizando apenas o documento na sua forma virtual. Apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que os candidatos imprimam o documento e levem junto no dia da prova.

Inep divulga data de liberação do cartão de confirmação do Enem 2020

O Enem 2020 terá a aplicação das provas da modalidade impressa em 17 e 24 de janeiro de 2021, já a versão digital está prevista para 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O primeiro dia terá provas compostas por 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Redação e 45 perguntas de Ciências Humanas. O segundo domingo contará com 45 sobre Ciências da Natureza e 45 de Matemática.

A expectativa é de que mais cerca de 5,7 milhões de participantes façam as provas do Enem 2020. O exame foi adiado de novembro para janeiro por causa da pandemia de Covid-19.

Durante todo o período de realização das provas, os candidatos deverão estar utilizando máscaras cobrindo nariz e boca. Os estudantes também serão convidados a higienizar as mãos com álcool gel em diferentes momentos da prova. Além disso, as cadeiras e mesas serão colocadas dentro das salas de modo a respeitar o distanciamento social.