O Ministério Público confirmou que deu abertura a um processo de investigação sobre uma possível fraude envolvendo a prova do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, a denúncia está sendo investigada de forma pontual, apenas no estado do Mato Grosso.

Enem: Fraude está sendo investigada por MPF no Mato Grosso

Segundo a denúncia, 6 estudantes que fizeram a prova na cidade de Porto Esperidião, no Mato Grosso, acabaram obtendo uma nota muito parecida. Os suspeitos teriam tirado indevidamente “conteúdo sigiloso” nas provas que foram aplicadas em duas escolas diferentes: 13 de Maio e Maria Gregoria Ortiz Cardoso.

Um dos estudantes que foram denunciados teria afirmado que recebeu uma proposta para obter vantagem nas provas, caso optasse por fazer o Enem nessa cidade. O valor cobrado pela suposta quadrilha variava entre R$ 100 mil e R$ 180 mil.

A investigação encontrou alguns outros indícios da fraude, como o fato do endereço informado pelos denunciados apontarem o fato deles terem ido de outros estados para fazer a prova especificamente naquela cidade. Alguns dos dados levantados teriam encontrado evidências de que alguns dos investigados teriam vindo de locais como Minas Gerais e São Paulo.

Todas as 6 pessoas que estão sendo investigadas pelo MPF teriam tirado a mesma nota (930,2) na prova de Matemática e suas Tecnologias. Dados do Inep apontam que somente 24 alunos de todos os participantes, no Brasil inteiro, tiraram a mesma nota.

Enem: Fraude está sendo investigada por MPF no Mato Grosso

A análise do desempenho dos suspeitos também mostrou que, das 180 questões do Enem, 139 foram respondidas igualmente pelos denunciados (similaridade de 77,22%). Além disso, 163 questões foram respondidas igualmente por cinco dos seis denunciados (similaridade de 90,5%) e, considerando apenas o segundo dia de provas, 89 das 90 questões tiveram a mesma resposta entre todos os seis denunciados.

Os nomes dos investigados foram repassados para a Justiça Federal, e ainda não foram mencionados publicamente.