Publicidade

A leitura é uma parte importante na vida da criança desde a mais tenra idade, ela constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da literatura em sua formação. As crianças têm um mundo próprio, todo seu, povoado de sonhos e fantasias.

Muitas vezes, principalmente nos jovens não existe o hábito da leitura por causa das inúmeras opções que a tecnologia disponibiliza, por isso, para aumentar o seu interesse ou dos seus colegas, confira essas dicas que podem ser aplicadas no seu cotidiano.

A primeira coisa a se pensa é: A leitura não pode ser uma obrigação, mas um prazer, pensar que ler é uma aventura divertida e não uma questão de analisar obras, comparando autores e correntes literárias. Se incentive a adquirir esse hábito, pois ele é muito importante para o desenvolvimento e enriquecimento.

Se inspire em algumas estratégias, abaixo:

⇒ As histórias em quadrinhos são aceitas como uma boa forma de entretenimento e incentivo à leitura, por trazerem textos curtos e fáceis de ler.

⇒ Participe de Oficinas de literatura: esta atividade tem por objetivo criar o hábito de ouvir histórias, possibilitar momentos de prazer, enriquecer o vocabulário e o imaginário, favorecendo o contato com diferentes gêneros textuais, além de valorizar o livro como fonte de prazer, diversão e aquisição de conhecimento.

⇒ Proponha a si mesmo atividades criativas: atividades desafiadoras, incentivando o pensamento e a imaginação. Atividades que proporcionem reflexão, debates, enfim que possam contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral e verbal.

⇒ Utilize textos adequados e variados: os livros e textos a serem trabalhados devem ser adequados respeitando a faixa etária da turma. De preferência que despertem a curiosidade e instiguem a criança para a leitura.

⇒ Visite bibliotecas: visitar a biblioteca é um convite a leitura. Folheie, conheça e escolha o livro que será lido. Nesta atividade você tem a oportunidade de experimentar a biblioteca como um lugar mágico de encontro com os livros de maneira lúdica.

A partir dessas dicas pode-se começar a tomar gosto pela leitura, comece com os livros pequenos, de poucas páginas. Mas, lembre-se tudo isso, só irá valer se houver esforço e vontade de aprender e ler melhor.

Confira nosso post que fala do índice de leitores brasileiros, e veja que cada dia menos as pessoas estão se dedicando aos livros.

Que tal fazer cursos grátis nessa área?

Clique aqui para fazer um curso grátis agora mesmo!