Se você quer estudar em Portugal, talvez a oportunidade para aproveitar isto seja agora. Saiba que mais três instituições do país europeu passaram a aceitar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio o Enem para a seleção dos alunos brasileiros. Se somaram á lista o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, além da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. No total serão mais de 21 estabelecimentos de ensino superior no país que aceitam as notas desta prova.

Foi assinado um acordo pela presidente do Inep voltado a cooperação, entrando em vigor de forma imediata e os resultados do Enem poderão ser utilizados para as seleções deste ano.

Para que possa selecionar os brasileiros interessados nos seus cursos de graduação, o sistema Cespu deverá utilizar da nota da prova de ciências da natureza e suas tecnologias. A nota deverá ser somada as médias de notas do ensino médio do candidato. Atualmente pelo menos 20% das vagas são direcionadas a alunos internacionais. Assim como no Brasil existe uma prova nacional reconhecida para avaliar o ensino médio, é necessário que esta seja utilizada. A prioridade será os alunos brasileiros que tiverem realizado o Enem.

Conheça algumas das instituições que oferecem os cursos

Universidade de Coimbra

Universidade de Algarve

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Portalegre

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Coimbra

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Guarda

Universidade de Lisboa

Estas são apenas algumas das instituições que oferecem oportunidades para os estudantes realizarem seus estudos fora do Brasil, através do portal do Inep é possível contar com as informações completas sobre este e outros processos.