Fies
Por Redação
, atualizado em
O fies é um financiamento estudantil criado pelo governo brasileiro, que tem como objetivo ajudar as pessoas que estão matriculadas em instituições privadas e não tem condições de arcar com as mensalidades integralmente.
Para que os alunos façam parte deste programa de financiamentos, é preciso que eles estejam matriculados em universidades privadas, e cadastrados neste programa.
A Caixa Econômica Federal é quem realiza a operação deste programa, todos os processos para a inscrição deste financiamento, são realizados via internet, para que o aluno tenha mais comodidade e facilidade de realizar todos os processos da inscrição corretamente.
O programa tem como objetivo atender os estudantes com realeza, garantindo a preferência do atendimento dos estudantes de baixa renda.
Faixas de renda financiadas pelo FIES
O Ministério da Educação esclarece todas as dúvidas relacionadas a esse aspecto:
“I – Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 (dez) salários mínimos (RS 7.800,00):
a) até 100% (cem por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60% (sessenta por cento);
b) até 75% (setenta e cinco por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% (quarenta por cento) e menor de 60% (sessenta por cento);
c) até 50% (cinquenta por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e menor de 40% (quarenta por cento).
II – Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 10 (dez) salários mínimos e menor ou igual a 15 (quinze) salários mínimos (entre RS 7.800,00 – RS 11.700,00)
a) até 75% (setenta e cinco por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% (quarenta por cento);
b) de 50% (cinqüenta por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% (vinte por cento) e menor de 40% (quarenta por cento).
III – Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 15 (quinze) salários mínimos e menor ou igual a 20 (vinte) salários mínimos (entre RS 11.700,00 – e RS 15.600)
a) de 50% (cinquenta por cento) de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% (vinte por cento).
O estudante matriculado em curso de licenciatura ou bolsista parcial do ProUni que solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa poderá financiar até 100% (cem por cento) dos encargos educacionais cobrados do estudante pela IES.”

Medicina da USP vai aderir ao Enem pela 1ª vez
Dicas para otimizar seu tempo nas provas do ENEM
Inep nega adiamento do Enem 2021 para 2022
3 dicas para controlar a ansiedade e se preparar para o Enem
Conheça o projeto que ajuda mães que querem fazer o Enem