Colégio Web

Dicas para vencer a ansiedade pré-enem

As provas devem ocorrer entre os dias 5 e 12 de novembro, e os estudantes deverão controlar a ansiedade para um melhor desempenho.

Publicidade

Estamos muito próximos da primeira prova do Enem, e os candidatos precisam controlar a ansiedade para que não deixem o nervosismo atrapalhar seu desempenho. Especialistas no assunto apontam que a concentração é bastante importante para que ocorra um bom desempenho na prova, mas que os candidatos precisam manter o seu cotidiano nos últimos dias antes de realizar o Enem.

Dicas para vencer a ansiedade pré-enem

Ter foco e não deixar os estudos de lado

É fundamental que se continue estudando, se mantenha uma boa concentração e foco. A concentração porém não poderá ser algo que vai consumir todas as energias do candidato, ela precisa continuar com seu cotidiano, e precisa estudar, mas deve dormir bem, se alimentar bem e se divertir como gosta. Ter foco para se preparar para o processo não significa deixar de lado tudo o que faz.

Os pais possuem um papel importante no processo

É fato que os pais possuem um papel importante para controlar essa ansiedade. De acordo com especialistas, apesar de ser um momento importante, este não deverá ter uma pressão por um bom desempenho no Enem. Os pais precisam compreender sempre que a pressão não ajuda, e o que realmente ajuda é eles estarem junto de seus filhos, que significa acompanhar, estar atento, conversar e permitir que os jovens possam extravasar seu nervosismo.

Dicas para vencer a ansiedade pré-enem

Qual a dica para o dia das provas?

Cada um dos candidatos deverá desenvolver as suas próprias estratégias de controle de ansiedade no dia da prova. Com isto o aluno precisa ter a devida consciência de tudo o que é melhor para ele, é fato que não existe uma regra para todos. Existem pessoas que se concentram até mesmo mascando chicletes, para outros, isso irá desconcentrar.

Outra boa pedida, é conhecer com antecedência o local, e ir até lá antes, com o mesmo transporte que irá utilizar na data do exame para calcular o tempo que precisa de deslocamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados