As datas das provas estão cada vez mais próximas, e quem quer garantir uma oportunidade nas universidades, através do Enem, ou de outros vestibulares que oferecem acesso a instituições de ensino públicas e privadas, não poderão deixar de ter alguns cuidados e foco nos estudos para se dar bem.

Confira temas da atualidade que podem cair na prova do Enem

A preocupação dos candidatos deverá ir além dos livros de português, matemática, história, química e biologia, os estudos dos acontecimentos mais relevantes da atualidade, envolvendo o Brasil e o mundo são fundamentais para que conquiste uma boa nota tanto no Enem como nos outros exames.

Este é um conteúdo que poderá ser cobrado em questões relacionadas a filosofia, sociologia, história e geografia, além de também poderem ser o tema de redação, esta que possui o peso maior e poderá garantir um desempenho tanto melhor como pior para quem conseguir atingir seus objetivos solicitados ao exame.

Que atenção os participantes precisam ter?

Saiba que conforme alguns especialistas o assunto, os participantes precisam ficar atentos, em especial com notícias que venham a envolver questões sociais. Existe uma tendência de que as provas que cobram assuntos atuais possam verificar o quanto que o estudante está informado diante de acontecimentos comentados em mídia.

A intolerância é um assunto relevante

Confira temas da atualidade que podem cair na prova do Enem

Situações de intolerância de política, bem como racial e de gênero, são alguns assuntos comentados de forma ampla em diversos cenários, este é um tema que poderá ser relacionado a redação do Enem por exemplo.

Crise de refugiados e situações de Direitos Humanos

Atualmente estamos passando por uma das maiores crises humanitárias do século. Esta crise de refugiados já provoca uma migração de milhões de pessoas que foram obrigadas a deixar suas casas, fugindo tanto de conflitos como de guerras inclusive.

Neste sentido, os candidatos precisam estar atentos as suas causas, como por exemplo a Guerra da Síria, e seus impactos.

Outros conteúdos como a internet, e a sociedade da informação, a corrupção, o machismo e questões de gênero, entre outros assuntos costumam ser bastante pontuais para quem realiza o Enem.