Como usar o sistema de cotas no SISU?
Por joice
, atualizado em
O sistema de cotas raciais foi aprovado pelos senadores e o projeto regulariza as cotas raciais no Brasil, ou seja, as universidades públicas federais agora serão obrigadas a destinar 50% de suas vagas ao sistema de cotas raciais. Esses 50% deverão ser destinados a dois tipos de públicos, a estudantes negros, pardos, indígenas e etc., e os outros 25% a alunos de baixa renda.
SISU
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é usado como estratégia do MEC para que as instituições públicas das Universidades proporcionem vagas aos alunos que realizaram a prova do ENEM.
Mas, como usar as cotas no SISU?
Depois que você fez a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), você deverá escolher a Universidade que quer estudar, e que se adéqua a sua nota, escolher o curso que desejar e terá que dizer se é cotista.
Em caso negativo, o caminho segue o mesmo de anos anteriores, mas os alunos de escola pública que concorrem às vagas reservadas serão divididos em grupos e subgrupos e para isso terão que responder sobre renda familiar (mais ou menos de 1,5 salário mínimo) e cor.
Pelas diretrizes já publicadas pelo MEC (Ministério da Educação) para o Sisu do primeiro semestre de 2013, todos os estudantes disputam também pela concorrência geral, porém apenas quando todas as vagas do sistema de cotas forem preenchidas, se nenhuma delas alcançar o limite, serão disponibilizadas a outros alunos.


Divulgados gabaritos oficiais do Enem 2018
Medicina da USP vai aderir ao Enem pela 1ª vez
Dicas de cardápio para os dais de prova do Enem
MEC libera consulta por bolsas do ProUni 2018/1
Novas instituições portuguesas aderem ao ENEM para os brasileiros