Colégio Web

Dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem

Aprenda algumas dicas para se dar muito bem na redação do Enem podendo tirar até nota 1000 na redação.

Publicidade

Conquistar uma boa pontuação no Enem, em especial na redação, é algo fundamental para melhorar as chances de você entrar em uma boa faculdade. E conquistar os sonhados mil pontos poderá ser um fator decisivo para que o estudante consiga uma aprovação no processo. Isto porém não é nada fácil, para que se tenha uma ideia, na última edição do Enem, somente 77 candidatos tiraram a nota máxima, um número correspondente a 0,001% dos 5,8 milhões de alunos que realizaram a prova.

Dicas para tirar nota 1000 na redação do Enem

Confira algumas dicas que podem fazer toda a diferença na redação do Enem.

Procure dominar as competências cobradas

O Enem está baseado em 5 esferas de avaliação, para a correção das redações. A primeira delas e a quarta está voltada a linguagem, uma delas diz respeito a utilização de recursos formais de Língua Portuguesa, já a quarta se trata da utilização de recursos coesivos necessários para compor o texto. A segunda e a terceira por sua vez, dizem respeito aos conteúdos, e a quinta tem a ver com solucionar o problema que é abordado.

Fale apenas sobre o que conhece

É fundamental que os candidatos conheçam elementos que foram trazidos para o texto. Com isto ele necessita buscar as informações e as referências que dialoguem com as questões que forem discutidas. Poderão se utilizar de diversos dados da própria prova, ou ainda fatos que foram divulgados através da mídia. É interessante que os conceitos que forem apresentados contem com implicações de forma lógica, e possam ainda trazer uma relação de causa e consequência para que seja mantida uma coesão na redação.

Ficar atento para não zerar a prova também é importante

Pelo menos 206 mil candidatos zeraram a prova de redação do Enem por não deixarem em branco ou ainda faltarem no segundo dia, além disto, outros 84 mil, por infringirem as regras ou não seguirem seus créditos de avaliação.

É muito comum que se vejam candidatos zerando a redação por fugir do tema, por copiar textos ou textos insuficientes ou outras questões. Tenha cuidado e bom senso na hora de escrever para que isto não aconteça.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados