Uma redação sucinta, objetiva e clara aos requisitos exigidos pela banca examinadora do vestibular pode ser crucial na disputa por uma vaga na universidade.

Diante deste fato, é preciso muita atenção para atender os requisitos básicos e, claro, estudo e força de vontade no momento de passar a redação a limpo.

Fique atento as principais dicas:

• Não fuja do tema, leia a proposta e marque as palavras mais importantes.
  • Atente-se ao gênero do texto, na maioria dos casos solicita-se uma dissertação, ou seja, argumentos, defesa de uma tese e, em equívoco o estudante faz uso de narração ou poesias. Neste ponto, ainda é preciso atenção para que não vire um texto de “autoajuda”. É preciso poupar ao máximo, estruturas linguísticas que inclui a palavra “você”, por exemplo.
  • Evite falsas generalizações e frágeis argumentos nas dissertações, pois os mesmos só empobrecem os textos, que precisam de explicações sólidas e originais.
  • Exponha seu texto de forma coerente, sem contradições. As informações não podem e nem devem aparecer de forma soltas e desordenada.
  • Atente-se a concordância e a grafia. As frases mal estruturadas podem comprometer a redação e te fazer perder pontos.
  • Evite o uso de verbos no imperativo ou que simbolizem diálogo com o leitor do tipo “Você também deve participar”, pois esse tipo de texto força o leitor a refletir e tira a responsabilidade do vestibulando no debate.
  • Não mescle as pessoas gramaticais utilizando (eu, nós, você, eles…) no mesmo texto, procure seguir uma ideia e linha única. Além disso, evite gírias e aspas, que demonstram falta de conhecimento a norma culta.
  • Outro ponto crucial é a legibilidade do texto, a letra precisa estar legível e a compreensão precisa ser total. No caso de erro em uma palavra, o recomendado é que risque a mesma e continue escrevendo.

De acordo com educadores o ideal é que os candidatos iniciem a avaliação pela redação, façam um rascunho, respondam as questões de português e só depois passem a limpo. Este intervalo entre o rascunho, questões e a redação final pode elevar visão crítica do aluno e ajudar o estudante a escrever melhor.

Que tal treinar em casa essas dicas? Elabore sua redação sem medo de errar. Além dessas valiosíssimas dicas, você ainda pode testar ainda mais seus conhecimentos fazendo um curso todo especial com técnicas profissionais de redação e também o de português que complementa seus estudos. Acesse e faça já o seu cadastro:

Técnicas de Redação:

Português:

Não perca esta oportunidade!