A Fuvest, que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP) é considerada como uma das seleções mais importantes e concorridas do Brasil inteiro. Afinal de contas, a instituição também se destaca como uma das mais importantes da América do Sul, com cursos que contam com uma grande concorrência.

Saiba como é calculada a nota da Fuvest

Por isso, além de se preparar estudando muito, é importante que os estudantes tenham pleno conhecimento de todo o funcionamento da prova, suas regras e também a forma como se dá a sua pontuação. Somente assim os estudantes também podem criar alguma estratégia para se destacar.

No caso da Fuvest, geralmente a prova é composta por duas fases nos cursos que não exigem as habilidades específicas. A primeira fase é composta por um caderno contendo 90 questões ao todo, sendo que cada uma delas vale um ponto.

Saiba como é calculada a nota da Fuvest

Já a segunda fase das provas da Fuvest é um pouco mais complexa, sendo composta por duas partes: O primeiro dia é composto por 10 questões de Português mais a Redação. As questões têm o mesmo peso e totalizam 50 pontos. A redação, por si só, também vale 50 pontos. Ou seja, essa etapa vale 100 pontos.

Já o segundo dia da segunda provas é composto por 12 questões de mesmo valor, sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida, que também devem totalizar 100 pontos.

Para fazer as contas das notas finais, os estudantes devem fazer regras de três.

Na primeira fase, o total é de 100 pontos. Portanto, o aluno que acertar as 90 questões fazem a pontuação total. Abaixo disso, deve ser feito uma regra de três.

Já no segundo dia, a prova de português e a redação valem 100 pontos, sendo metade dessa nota para cada uma delas. Já no segundo dia, são 12 questões e cada uma varia de zero a cinco, totalizando apenas 60 pontos. Para a prova também valer 100, o valor obtido pelo candidato, assim como na primeira fase, passa por uma regra de três.