Os cursinhos ainda são muito procurados pelos estudantes no Brasil inteiro como uma forma de melhorar o seu preparo e as suas chances de conseguir se aprovado em processos seletivos concorridos como o Vestibular ou então o próprio Enem, já que muitas vagas exigem que os candidatos tenham uma boa nota nesta prova.

4 dicas para escolher um bom cursinho pré-vestibular

Este tipo de modalidade de ensino não tem caráter formativo e sim preparatório. Ou seja, diferentemente de uma instituição de ensino tradicional, ele não forma o estudante, mas sim o prepara para processos seletivos. Ele oferece um compilado de todo o conteúdo que geralmente é cobrado dos estudantes neste momento, que é a quele que faz parte do programa oficial do Ensino Médio.

Confira algumas dicas para conseguir escolher um bom cursinho pré-vestibular ou pré-Enem:

Visite sempre a escola antes

Caso os estudantes estejam considerando um cursinho com aulas no formato presencial clássico, é sempre importante dar uma visitada no local para conferir mais sobre a estrutura oferecida, a quantidade de alunos em cada uma das turmas, etc.

Investigue a taxa de aprovação em universidades

4 dicas para escolher um bom cursinho pré-vestibular

Uma informação sempre muito importante para qualquer cursinho é a quantidade de alunos que eles realmente conseguem aprovar nas universidades. Por isso, é sempre muito importante investigar sobre essa taxa, especialmente nas universidades públicas de referência da região, que costumam ser os vestibulares mais concorridos.

Verifique as vantagens de cursinhos específicos para determinados cursos

Alguns cursinhos oferecem turmas específicas para determinados cursos, que geralmente são aqueles mais concorridos e que exigem uma preparação mais focada. O caso mais comum é o cursinho preparatório para a faculdade de Medicina. Mas é importante levar em consideração outros fatores também, pois os valores destas turmas costumam ser mais elevados.

Evite o intensivo na primeira tentativa

Basicamente existem três tipos de turmas oferecidas por estes cursinhos: Intensivo, semi-intensivo e extensivo. E o que muda basicamente é o tempo de cada turma. O intensivo costuma condensar uma grande quantidade de conteúdo em poucos meses, o que acaba sendo mais interessante para quem está querendo fazer uma revisão. Já para quem está na sua primeira tentativa de vestibular ou Enem, pode ser mais interessante investir em um extensivo.