O formato do Enem bastante previsível, e a importância que a redação possui para a nota do Enem, fazem com que os candidatos recorram a fórmulas que estejam prontas e até mesmo a decorarem trechos de textos de professores para utilizar nas suas redações. Este tipo de prática, acaba abrindo um tipo de debate, se existe limite entre a inspiração e o plágio nestes processos.

Alunos adotam estratégia de "decorar frases" para a redação do Enem

Os modelos de redação que são cobrados a partir do Enem, ao longo dos anos sempre é o mesmo, que conta com um texto dissertativo e argumentativo, de até 30 linhas, com uma introdução, o desenvolvimento e a conclusão, estes que deverão propor uma solução existente a um problema apresentado.

Saber lidar de forma correta com este formato, e ainda garantir uma ótima nota na redação poderá ser algo interessante e decisivo para o aluno na hora de obter uma boa colocação junto ao Enem, este exame acaba por avaliar os estudantes que concluem ensino médio e poderá garantir vagas nas mais importantes instituições de ensino do país.

Porque o plágio, e decorar frases vem se tornando popular no Enem?

As redações que tiraram nota mil, ou seja, a nota máxima do Enem, na última edição por exemplo, contava com partes praticamente idênticas a outros dois textos, uma redação nota mil do Enem 2015 e um texto realizado para o Enem de 2014 pelo professor Rafael Cunha, que faz parte do curso de educação á distância Descomplica.

Alunos adotam estratégia de "decorar frases" para a redação do Enem

É muito comum que alguém se inspire em algo que deu certo, existem porém alguns limites para isso, estes que parecem ultrapassados quando se utiliza de forma exata as mesmas palavras que o autor original se utilizou. Apesar disto, ao mesmo tempo, as regras possibilitam que isso aconteça, e não é visto maiores problemas por parte dos professores.