O Ministério da Educação tentou, mas não conseguiu alterar a data do começo oficial do Horário de Verão Brasileiro. Em 2018. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo governo brasileiro, a mudança realmente vai acontecer no dia 4 de novembro, no mesmo dia da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Horário de verão vai começar no mesmo dia da primeira prova do Enem 2018

Com isso, cerca de 56% do total de estudantes brasileiros que vão participar das provas terão que adiantar o relógio em uma hora e cuidar bastante para não perder a hora de chegada no exame. De acordo com os dados que foram divulgados pelo MEC, o percentual representa cerca de 5,5 milhões de candidatos.

O horário de verão acontecerá nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Os demais estados não precisarão mudar o relógio em 4 de novembro, mas os 2,4 milhões de candidatos que farão as provas nessas regiões terão que se ajustar à nova diferença de fuso em relação ao horário oficial de Brasília.

Horário de verão vai começar no mesmo dia da primeira prova do Enem 2018

Atualmente, 14 estados estão no mesmo horário que Brasília, mas, no primeiro dia do Enem, eles passarão a estar uma hora atrás. Portanto, o horário local de fechamento será, também, uma hora antes. Outros três estados estarão duas horas atrás e, no Acre e em 13 municípios do Amazonas, essa diferença será de três horas.

Os estudantes devem seguir os seguintes horários para não perder a prova:

  • 13h (fechamento dos portões no horário local): Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo;
  • 12h (fechamento dos portões no  horário local): Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Tocantins;
  • 11h (fechamento dos portões no horário local): Amazonas (com exceção dos 13 municípios listados abaixo), Rondônia e Roraima;
  • 10h (fechamento dos portões no horário local): Acre, Amazonas (13 municípios da região sudoeste: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Pauini, São Paulo de Olivença e Tabatinga)