estudar sozinhoEstudar é sempre bom, estando em época de vestibular ou não. Mas, uma questão aflinge muitos estudantes que estão em fase escolar: Estudar em casa ou fazer cursinho? Bom, primeiramente é preciso levar em consideração o seu objetivo, vai prestar vestibular? Fazer ENEM ou quer se preparar para um concurso?

Depois, veja suas condições financeiras, estudar em casa, é mais barato, cômodo, mas requer um pouco mais de atenção de como se estivesse na escola, o cursinho por sua vez, precisa ser pago, tem de haver condições pra isso, e depois foco, não adianta começar e depois parar no meio do semestre por desânimo, se vai começar um cursinho, tem de ir até o fim!

Estudando sozinho

Existem algumas vantagens em estudar sozinho, a primeira delas é que você tem mais autoconfiança, concentração.

Mas, como dito acima, é preciso ter foco. Porque estar em casa, nos deixa menos tensos, e isso faz com que muitos se dispersem dos seus estudos e acabem indo assistir TV, jogar video game e dormir.

Se estudar em casa for um problema devido ao barulho e à grande quantidade de pessoas, a dica é procurar uma biblioteca onde se possa estudar com tranquilidade, e, de preferência, longe da internet e redes sociais como forma de distração

Organização pra quem estuda em casa é fundamental, por isso, é importante separar uma agenda e fazer um cronograma com todas as matérias a serem estudadas neste dia, e segui-las sempre. Faça sempre anotações do que for estudado, faça resumos, leia em voz alta, se concentre. Não fique o dia inteiro nos estudos, crie o seu “horário de intervalo” e se alimente, descanse e depois volte aos estudos novamente.

Estudando no cursinho

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Já para quem tem condições e quer; pagar um cursinho também pode ser uma ótima opção de estudo, existem  cursinhos voltados para determinadas faculdades e cursos, portanto veja bem antes de decidir em qual você vai estudar.

A vida de um estudante de cursinho também é de muita ralação. Os cursinhos dão ótimas dicas, mas o estudante deve se comprometer a seguir o método utilizado na qual aula dada é aula estudada, ou seja, ao chegar em casa é aconselhável rever toda a matéria aprendida no dia.
Dicas para estudos em cursinho ou em casa

No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.

• Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.
  • Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

Enfim, independente da escolha, estudar e se dedicar é fundaental para um futuro de sucesso