Colégio Web

Cinco erros comuns na hora de estudar para o Enem

De acordo com especialistas é fundamental equilibrar o aprendizado junto do estilo de vida saudável, e aproveitar momentos de descanso.

Publicidade

Os estudos de quem está se preparando para os vestibulares ou o Enem estão a todo o vapor, são diversas leituras de textos, questões resolvidas e muitos simulados. A rotina de estudos de milhões de candidatos nesta época do ano, que está na reta final, faz com que estes se preparem de forma intensa para as temporadas de provas.

Cinco erros comuns na hora de estudar para o Enem

Não existem fórmulas únicas que valham para todos na hora de estudar, e é importante que se avalie se a rotina de estudos é realizada de forma que venha a proporcionar melhores resultados. Seja com a música ou mesmo em silêncio, em grupo ou até mesmo sozinho, com celular ou não, cada um dos estudantes busca uma forma de estudar que seja interessante e confortável, mas que muitas vezes acaba não sendo a melhor.

Confira alguns erros comuns na hora de estudar para o Enem:

Terminar os estudos da semana com matérias complexas

Finalizar a semana com matérias que geram dificuldades não é interessante. Neste ponto o estudante está cansado e sem pique algum para assimilar os conteúdos.

Dormir pouco para estudar mais

Esta tática é bastante equivocada, e torna o estudo bastante improdutivo, o resultado disso é um estudante que está cansado e que possui pouco foco e concentração nos seus estudos.

Não fazer pausas nos estudos

Cinco erros comuns na hora de estudar para o Enem

Da mesma forma, este é um erro comum, não reservar momentos de pausa dentro de uma rotina dos estudos. Este tipo de pausa auxilia a refrescar a mente, e ainda recuperar o fôlego na hora de estudar.

Focar nas matérias de afinidade

Esta é uma estratégia equivocada, que é focar em apenas matérias de maior afinidade, negligenciando outras matérias que são difíceis e importantes, saiba que o resultado das notas leva em conta as disciplinas como um todo.

Não ter um bom planejamento de estudos

Este certamente é o maior erro, que poderá inclusive colocar tudo a perder. É fundamental que se crie uma rotina de conteúdos que devem ser aprendidos, procurando equilibrar as diversas disciplinas de estudos.

No caso da agenda cheia, os estudantes poderão perder muito tempo de sono para que possa encaixar todos os compromissos dentro de horas de cada dia. Mesmo que se possa reconhecer a importância da concentração e foco para o vestibular, o esforço em excesso poderá gerar efeitos contrários.

Fonte: O Globo

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados